Total de visualizações de página

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

É NA AÇÃO QUE A VIDA SE TRANSFORMA


    Mudar não é uma coisa simples, até porque temos a tendência a ficarmos na situação em que nos encontramos, pois esta já nos é familiar, não nos gera ansiedade e também não precisamos gastar muita energia para mantê-la. Porém, temos o hábito de reclamarmos, de nos queixarmos que as coisas não acontecem em nossas vidas, de invejarmos os outros, sem assumirmos que nada nos acontece porque não colocamos ação em nossa vida.

    As transformações só podem ocorrer a partir de uma ação e para isso faz-se necessário determinação e disciplina, a partir de um planejamento de vida e de um plano de ação, que periodicamente deve ser reavaliado.

   O processo de transformação geralmente é lento, pois se trata de um novo aprendizado, em que teremos que assimilar informações que até então não faziam parte da nossa realidade, muitas vezes. Por isso, a pressa, nesses casos, poderá nos conduzir para o insucesso.

   Precisamos ter calma para colocar em prática o plano de ação da vida, que irá gerar algumas mudanças, só que neste período não podemos responsabilizar ninguém, nem mesmo o universo, por estarmos na situação em que estamos, já que as escolhas fomos nós que fizemos para nossa vida. É comum ao nos encontrarmos numa situação mais difícil buscarmos explicações fora, quando estas estão dentro de nós.

   Por vezes, as pessoas ao invés de pensarem em ações que possam dar um “up” em sua vida, acabam por se esconder atrás do medo, como se esse fosse lhe proteger e não buscam ajuda de ninguém. Fugir não é a melhor solução, a vida requer ação, exige constantemente que estejamos em movimento, portanto, paralisar frente às situações mais difíceis não nos leva a lugar algum.

     A partir do momento que assumirmos que estamos frágeis, com medo frente a uma situação, que a nossa vontade é de atirar à toalha e desistir de tudo, poderemos encontrar nas pessoas que nos rodeiam,  apoio, motivação e compreensão.

    Precisamos assumir as nossas realidades e irmos à busca de ajuda, quando necessário, sem nos sentirmos fracos ou termos a preocupação com que os outros poderão pensar a nosso respeito. Lembre-se que ninguém cura a cárie do dente, só porque apertou a bochecha e tão pouco deixar de falar às coisas que nos incomodam, irá aliviar a nossa irritabilidade. Quem pensa desta forma, só está alimentando um pensamento mágico e aumentando o seu sofrimento.

            A única forma de mudarmos aquilo que nos incomoda é agindo, caso contrário, estaremos fadados a sermos reféns de algo que nos faz sofrer, nos proibindo de sermos felizes. Só que nós mesmos é que nos aprisionamos, porque acreditamos que nos defrontarmos com aquele lado sombrio que tentamos esconder de nós mesmos, nos deixará ainda mais insatisfeito.             Por isso, é que na vida de muitas pessoas não ocorrem transformações.  A escolha de agir ou de ficar na mesmice, é opção de cada um, o que não vale é reclamar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário