Total de visualizações de página

sábado, 26 de outubro de 2013

GANHOS E PERDAS NAS TOMADAS DE DECISÃO

        Todas às vezes que tomamos uma decisão, antes precisamos refletir o que iremos ganhar e perder. Normalmente, nos preocupamos com o que vamos ganhar ao decidirmos algo, esquecendo o que perderemos e qual o preço que teremos que pagar em nome do nosso ganho.

       Quando nos damos conta da importância do que perdemos para ganhar, por vezes nos assustamos, surgindo à dúvida se fizemos a escolha correta. A partir de então, muitas vezes, em outros momentos, usamos essas perdas para nos sabotarmos e não darmos continuidade a nossa caminhada.

     Em alguns momentos, precisamos rever as nossas decisões, se o preço nos for muito pesado. Temos que ter consciência do quanto podemos pagar e dependendo, é necessário realinhar aquilo que decidimos em um primeiro momento, tendo que rever as combinações que fizemos com as pessoas que possam estar envolvidas no processo.

      Não é nada incomum, termos que desconstruir para reconstruir. Tarefa que não é fácil, pois nos tira algumas noites de sono, nos gera medo, insegurança, ansiedade e nos leva a estabelecermos um diálogo interno, que acaba tornando o processo pior do que realmente ele é, porque surgem vários pensamentos disfuncionais para nos atormentar. O fato de não ser uma tarefa fácil é visto por algumas pessoas, como algo quase que impossível, só que não é.

      Todo o processo de mudança é dolorido, triste, tenso, incerto, confrontador, ao mesmo tempo, que é algo prazeroso, confiante, motivador e recompensador. Nada melhor quando olhamos para nossa vida e conseguimos ver a virada que demos, os paradigmas que quebramos, o quanto conseguimos nos libertar das pressões alheias, tendo a convicção de que não somos reféns de nada na vida e que temos condições de mudar tudo o que queremos, a partir do nosso comportamento, das nossas tomadas de decisões. Somos os únicos sabotadores e motivadores da nossa vida e para termos uma nova vida, é preciso se livrar de velhas crenças, não ficando presos a elas, avaliando os ganhos e as perdas que teremos ao nos livrarmos delas.

     Obviamente que este não é um processo que ocorre de um dia para outro e tão pouco é fácil, mas se tivermos a clareza que os resultados felizes de nossas vidas não são fáceis, mas sim possíveis, desde que estejamos dispostos a encarar o processo de mudança, com certeza conseguiremos.    


Nenhum comentário:

Postar um comentário