Total de visualizações de página

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

O QUE QUERO SER

     Esta parece ser uma pergunta pertinente à adolescência, na realidade, ela pode ser feita a qualquer momento da vida, pois sempre é tempo de tornar-se aquilo que deseja ser.

    Ás vezes, ficamos presos a algumas convenções, esquecendo que sempre é tempo para refletir sobre a própria vida e fazer as mudanças que julgar necessárias. Afinal, estamos vivos e podemos pensar sobre o tipo de pessoa que ainda gostaríamos de nos tornar. Pessoas mais leves, mais brincalhonas, mais risonhas, menos estressadas, mais humanas, mais tolerantes, menos apreensivas, menos egoístas, mais saudáveis?

    A resposta está dentro de cada um, o importante é questionar-se e estar aberto às mudanças. Entretanto, não são todos que encontram a resposta, por não estarem abertos ou preparados para enfrentar à mudança. Estas, geralmente, são pessoas menos introspectivas, que tem um olhar mais voltado para o externo e para o outro. Justificam o seu não fazer, a sua condição, responsabilizando o universo e o outro.

       Mudar não é fazer tudo o que quer, mas é desenvolver a capacidade e levar a sério tudo aquilo que está fazendo, a fim de obter satisfação.

     Queixar-se da vida, responsabilizar o outro, assumir o papel de vítima, não leva ninguém a nenhum lugar, ou melhor, leva a uma frustração constante, tornando-se reféns de uma vida infeliz. Não se dão conta do absurdo que colocam, pois como alguém poderá ter poder sobre a nossa vida, o nosso destino e a nossa felicidade?

     Por não pensarem o que querem ser, acabam não encontrando alternativas para sua vida, ficando paralisados na situação em que se encontram. Normalmente, as pessoas respondem facilmente a pergunta o que querem ter, não precisa nem pensar, ignorando que o ter pode ser passageiro, ao passo que o ser não se trata de algo efêmero, no entanto, não é valorizado, porque não é algo que pode ser visto por todos,  é trabalhoso  e por vezes, dolorido e angustiante.

     Só que para se chegar a algum lugar, faz-se necessário saber o que se quer ser, caso contrário, a pessoa continuará patinando na mesmice em que vive há muito tempo.

            

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Removi o anterior por erro ortográfico... Mas é um excelente texto! Tem gente que bate o pé: "mas eu sou assim"! e pensa ser vergonhoso admitir (até para si mesmo) alguma falha. Aí como foi dito no texto, prefere transferir a culpa. Sair da zona de conforto demanda uma força de vontade tremenda além de muita auto confiança. Mas se a auto estima não é lá essas coisas... Sei lá, tenho a impressão que a civilização ocidental acha que a vida é só consumir, divertir-se, ser servido, ser bajulado, enfim, ter uma vida moral de criança de dez anos de idade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso que todos nós somos um pouco assim, mas quando nos damos conta, temos a possibilidade de mudar e nos tornarmos mais em paz com a gente mesmo. abraço e obrigada por curtir e comentar meus texto. Como já te disse anteriormente, nem sempre consigo responder, mas curto teus comentários, com certeza.

      Excluir