Total de visualizações de página

terça-feira, 22 de outubro de 2013

É PRECISO TIRAR A VENDA


            A dificuldade que temos para mudar pode ser ocasionada pela venda que temos em nossos olhos e que nos proíbe de ver quem realmente somos.

A percepção que muitas vezes temos de nós, é construída a partir da fala do outro, que se dá por meio do seu olhar e da sua percepção. Lembrando que esta é formada pelas vivências, experiências, crenças e conteúdos internos daquela pessoa. Conteúdos estes, muitas vezes, carregados de recalques, frustações, de sentimentos de inferioridade, de medos, de inseguranças que precisam ser projetados para o outro, a fim de sentir-se aliviado e poder se perceber como uma pessoa importante, ou seja, precisa desvalorizar o outro para poder se sentir alguém.

Como temos dificuldade de sabermos quem realmente somos, porque não consideramos importante nos conhecermos, passamos a acreditar e supervalorizar o que o outro diz a nosso respeito. O agravante maior é que internalizamos isto como se fosse uma verdade absoluta e somos capazes de paralisarmos a nossa vida em função da fala do outro. Sem percebermos, contribuímos para que ele atinja o seu  objetivo, pois nos aniquilamos, nos colocamos numa condição de submissos, acatamos a sua fala, para que o outro se veja como uma pessoa poderosa, importante, sábia. Quando na realidade isto não passa de uma falácia.

Por não conseguirmos ter um olhar mais profundo para dentro de nós, não temos consciência de quem realmente somos, com isso passamos parte da nossa vida tateando em busca de algo que não sabemos o que é, sem nos permitirmos viver os momentos bons que a vida nos propicia, porque não nos julgamos merecedores, afinal nos disseram que não somos bons e se não o somos, como poderemos ter momentos felizes?

A partir do momento que temos consciência de quem somos e do que somos, não damos mais permissão para ninguém se afirmar enquanto “ser” por meio de nós. As pessoas só fazem isto porque permitimos e permitimos porque não conseguimos nos libertar da venda que colocamos em nossos olhos para nos protegermos, pois tememos ver algo que possa nos desagradar dentro de nós.


As mudanças só ocorrem em nossa vida, quando nós mudamos. Quando a referência que temos de nós foi construída através do nosso autoconhecimento, mas não em cima do que os outros disseram. Perceber-se por meio do olhar do outro é correr o risco de ter uma percepção distorcida de si.

Um comentário:

  1. Bem aventurado quem consegue se libertar dos estereótipos que a sociedade impõe. Pode crer que quem se sente confortável num mundo cheio de cobranças possui uma personalidade excepcional.

    ResponderExcluir