Total de visualizações de página

sábado, 16 de fevereiro de 2013

ADAPTO-ME A QUALQUER SITUAÇÃO PARA...

  
        Quem não conhece ou já não ouviu falar naquela pessoa que é capaz de se adaptar a qualquer situação para levar alguma vantagem? Isso é algo que se tornou comum em nossa sociedade, na vida profissional, nas relações pessoais e até mesmo nas afetivas. Quantos casamentos ou relacionamentos existem só de fachada? Casais que compartilham a mesma casa para não terem que dividir patrimônio, não consegue se olhar, mas vendem a imagem do casal perfeito.

            Encontramos pessoas com habilidade de mudar a sua maneira de funcionar com muita facilidade, adequando-a conforme a impressão que quer passar para os outros. Normalmente sofrem de um vazio social e por isso, precisam se moldar para conseguirem pertencer ao grupo que lhe desperta interesse, sem correr o risco de serem rejeitadas. Acreditam que dessa forma conseguirão superar esse vazio, já que causam uma boa impressão e se mostram populares.

            Essas pessoas são os famosos e conhecidos “camaleões sociais”, ou seja, a idéia que tem de si é bem dissociada da imagem que procuram passar para os outros, a fim de que esses o aceitem e o amem. Mostram-se, conforme parece que os outros querem que eles sejam. Não conseguem manter relações estáveis, duradouras ou satisfatórias, devido as suas dificuldades de alinharem a felicidade a si mesmo com habilidades sociais que não lhe agridam, mas que lhe permitam agir com autenticidade.

            O camaleão social verbaliza uma coisa, no entanto, age completamente diferente, não se importando com a dissonância existente entre o que fala e o que faz, pois o que busca é a aprovação social.

            Não é incomum vê-los fazer todo um discurso sobre um assunto polêmico, pregarem uma moral, que na sua vida privada não tem valor nenhum. Na psicanálise essas pessoas são chamadas de “personalidades condicionais”, devido mudar de persona facilmente à medida que captam sinais dos que a cercam.  Estabelecem diálogos de forma especulativa, estão atentos, vasculhando o outro na tentativa de encontrar algo que indique sua expectativa, antes de exporem a sua maneira de pensar e agir.

            É comum se fazerem de amigos, mesmo quando não gostam da pessoa. São solícitos, educados, gentis, usam do seu verniz social quando querem se enturmar, mas depois de terem seus objetivos atingidos, mudam rapidamente o comportamento, sem ter a mínima preocupação com as consequências sociais que virão.

            Pessoas que funcionam dessa maneira vivem um conflito intenso e sofrem com isso, mas ao mesmo tempo em que referem querer mudar, não conseguem, porque não sabem identificar e lidar com as suas aptidões sócias e muito menos com as emoções. Consideram-se espertos, justificam sua maneira de funcionar alegando que todo mundo vive assim, demonstrando o seu prejuízo e a sua falta de crítica.

           

 

           

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário