Total de visualizações de página

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

SOFRER POR ANTECIPAÇÃO

     
          Sofrer por antecipação é um dos sintomas do transtorno de ansiedade, a pessoa gasta uma energia enorme por algo que poderá ou não acontecer. Algumas vezes não dorme, não consegue se alimentar direito e acaba por desenvolver um pensamento obsessivo. Faz conjecturas e acredita que se trata de verdades, na maioria das vezes, acaba se decepcionando, porque o evento acontece totalmente diferente do que previa.

            É bastante comum encontrarmos pessoas que funcionam assim, mas não percebem, por ser algo intrínseco. Geralmente os seus pensamentos são disfuncionais, enxergam sempre o pior e estão sempre tensas e preocupadas, não conseguindo relaxar. Queixam-se de cansadas e realmente estão, porque o sono não tem qualidade, sofrem um desgaste emocional, visto estarem sempre apreensivas. Chegam a verbalizar e acreditar que dessa forma conseguem evitar o pior. Demonstram, por meio dessa crença, acreditar que tem poder para controlar ou mudar as situações.

            Essa maneira de funcionar gera muito sofrimento, porque as coisas acontecem da forma que tem que acontecer, a preocupação, o sofrimento antecipado não irá mudar nada.

            São pessoas, na maioria das vezes,  controladoras, obsessivas, inseguras, medrosas e por vezes, místicas.  Apresentam sentimento de inferioridade, de baixa auto-estima, sintomas de depressão e por isso, procuram, por meio do mecanismo de defesa de onipotência, dar-se um poder que não tem, mas gostaria de ter, para esconder esses sentimentos que não gostam e lhe geram sofrimento. Não é incomum encontrar-se nesses pacientes, sintomas narcísicos, por se perceberem superiores aos outros, visto terem o dom de prever o que vai acontecer.

            Conseguir desvencilhar-se disso não é muito fácil. São pessoas rígidas, que tem muita dificuldade de lidar com o novo, visto esse  aumentar a ansiedade. Preferem ficar funcionando da maneira  que funcionam, mesmo sofrendo, pois sentem-se seguras por acreditarem ter o controle da situação.

            É lamentável, pois pagam um preço muito alto por funcionarem assim, existem técnicas que permitem a pessoa se dar conta que não precisa sofrer, podendo viver de forma mais relaxada, sem ficar se preocupando com o que irá acontecer, baixando o nível de ansiedade. A respiração diafragmática feita no mínimo três vezes por dia, agregada a técnicas de relaxamento e atividade física, ajudam a baixar o nível de ansiedade, mas não a sua forma de pensar e funcionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário