Total de visualizações de página

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

OS MISTÉRIOS QUE ENVOLVEM A MONTANHA NA VIDA DO HUMANO

     
 

            Em alguns momentos da vida, sentimos a necessidade de nos recolhermos a fim de entrar em contato com a nossa alma, deixando que ela nos mostre aquilo que não conseguimos ver na correria do dia-a-dia. Claro que não são todas as pessoas que sentem essa necessidade, mas aquelas que precisam de tempos em tempos alimentá-la, com certeza  vão a busca .

            Quando isso acontece, as pessoas procuram lugares tranquilos, isolados, para que possam realmente se desligar das coisas mundanas, priorizando o seu lado espiritual, instigando a sua sensibilidade, a sua intuição. A montanha tem uma representação mística, aproxima-nos do Criador pela sua altitude relativamente elevada. Propicia ao humano encontrar reflexos do seu próprio pensar, permitindo-lhe achar explicações simples para coisas que parecem ser complexas. Leva-o a despir-se das coisas materiais, dos sentimentos de orgulho, de vaidade, de onipotência, permitindo-lhe entender que isso não é necessário para obter a paz, o equilíbrio e a felicidade que almeja. Faz com que entregue-se a Deus e sinta a pureza de sua essência, percebendo que não precisa temer nada, pois está seguro.

            A montanha, por meio de sua simbologia, oferece de forma mágica ao homem a redução de suas angústias, de seus medos, de sua ansiedade, de sua depressão. E por que isso acontece?Provavelmente, pela sua dimensão sagrada, pois na Bíblia existem várias passagens que se reportam a montanha. Na transfiguração, Jesus é convocado a subir sozinho a montanha.

            Subir a montanha significa ir ao encontro de algo maior, de algo que não encontramos em lojas e supermercado a nossa disposição, é abrir mão do ego para poder transcender a si mesmo. É poder escalar o caminho da contemplação divina para poder estabelecer uma conexão com Deus. Esse ensimesmamento, esse contato com Deus e com a alma, permite ao humano conhecer as partes mais complexas e profundas do inconsciente que são os arquétipos. Esses são irrepresentáveis; nada obstante, dão a possibilidade ao indivíduo de visualizar as representações arquetípicas a partir do desenvolvimento da consciência.

          Podemos pensar a montanha como sendo a linha de ascendência ao céu, onde o humano alimenta sua alma, sente-se fortalecido, acolhido, revigorado, pronto para enfrentar os desafios impostos na dimensão terrena,  que é movida pela pobreza humana, opondo-se a montanha.

            Esse significado da subida a montanha se dá para as pessoas que buscam um estímulo espiritual, que estão atrás de algo mais, que almejam uma iluminação, um encontro com Deus, porque se sentem tocadas. Agora para aqueles que não vivem esses momentos e que não sentem essa necessidade, a montanha representa um divertimento, um lugar a ser escalado, também percebido como o lugar ideal para fugir do estresse no final da semana. Cabe a cada um, a partir das suas necessidades, dar a conotação que achar melhor para a subida da montanha.

           

 

           

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário