Total de visualizações de página

domingo, 17 de fevereiro de 2013

CONHEÇA-TE A TI MESMO

      
           Essa, provavelmente, seja a máxima mais conhecida de Sócrates, afinal quem já não a escutou, no entanto, colocá-la em prática não é algo tão simples.

            Por que é tão difícil conhecer-se a si mesmo? Porque não temos o hábito de prestar atenção, de questionar e avaliar as nossas emoções, nossos pensamentos, sentimentos e comportamento no momento em que eles acontecem. Julgamos que são tão óbvios que não precisam ser analisados e quando avaliamos, fazemos de maneira que nos conforte. Encontramos justificativas, às vezes absurdas, para explicá-los, mas somos capazes de acreditar que se trata de uma verdade, projetando para os outros as nossas ações e reações.

            Esse processo ocorre pelo fato de as pessoas não terem consciência do processo de pensar, por não prestarem atenção no que estão sentindo internamente. A atenção é que faz com que o indivíduo registre de forma imparcial, tudo o que passa por sua mente, permitindo-lhe desenvolver a autoconsciência. Essa não é movida pelas emoções provocadas, levando a agir de forma impulsiva, pelo contrário, ela é auto-reflexiva mesmo frente a situações tumultuadas.

             Autoconsciência significa estar consciente do seu estado de espírito, do seu pensamento, do seu comportamento, das suas emoções, a fim de poder entender o que o levou a desenvolvê-los. Essa clareza fornecida pela autoconsciência permitirá ao indivíduo, reconhecer seus próprios limites, ter um olhar mais positivo sobre a vida, sem ficar ruminando dores e sofrimentos que só lhe prejudicam. Com certeza, dessa forma, gozará de uma saúde mental mais saudável.

O processo de autoconsciência é o canal que leva o humano a conhecer-se a si mesmo. É um desafio, que vale a pena ser encarado.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário