Total de visualizações de página

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

BELO EXEMPLO

     
 

            Hoje é um dia histórico para Igreja Católica, pois há 600 anos um Papa não renunciava, no entanto, Bento XVI nos deixa um belo exemplo de humildade e de coragem, quebrando um paradigma junto a uma Instituição como a Igreja católica.

            Apesar de a mídia vir especulando os motivos que levaram Bento XVI renunciar, nunca saberemos o verdadeiro motivo, mas isso é o que menos importa, pois serve apenas para sanar a nossa curiosidade. O importante de tudo isso é o gesto que nos convida refletir.

            Quando soube da renuncia fiquei pensando sobre a lição que o Papa nos dava, pois quantas vezes fazemos coisas que não gostamos e não queremos porque não temos a coragem de dizer um não, em virtude das críticas que poderemos sofrer. Ficamos presos e preocupados com a opinião dos outros em relação a nossa atitude, tememos decepcioná-los e perder a nossa credibilidade junto a eles.

            Não temos humildade para reconhecermos o nosso limite e assumirmos que temos que parar, porque o nosso corpo nos pede isso, chegando muitas vezes a nos sinalizar, mas o sentimento de onipotência não nos permite compreender esses sinais. As questões egóicas prevalecem e fazem com que continuemos, mesmo que tenhamos que pagar um preço alto por isso.

            Quantas vezes nos colocamos em situações que nos sentimos agredidos, violentados, mas mesmo assim permanecemos porque não temos coragem e humildade de dizer não quero isso mais para mim. Às vezes nos sujeitamos por questões financeiras e acabamos nos prostituindo sem percebemos que estamos fazendo isso, afinal, fazer o que não gosta e não quer só por dinheiro, não deixa de ser uma forma de se prostituir.

            Falta-nos humildade para reconhecermos as nossas limitações, os nossos sentimentos e respeitar a nossa vontade, pois acreditamos que os outros poderão nos perceber como fracassados. Não nos damos conta que o nosso fracasso começa quando nos sujeitamos a viver situações que nos fazem mal, em função das outras pessoas e do dinheiro. Ficamos sempre presos aos outros, colocando-os na condição de mais importantes do que nós mesmos em nossas vidas.

            Creio que Bento XVI nos deixa não só um exemplo e uma lição de vida, mas um convite a refletir sobre a nossa vida e as nossas tomadas de decisões. Quem sabe nos apropriemos desse convite, para quebrar alguns paradigmas em nossas vidas e irmos ao encontro da felicidade que tanto almejamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário