Total de visualizações de página

sábado, 15 de janeiro de 2011

EMOÇÕES X CONSUMISMO

         Será que o desejo de sair e fazer compras tem alguma coisa a ver com o nosso emocional? Nos casos dos compradores compulsivos, a resposta será sim. E por que isso acontece? Porque as pessoas sentem a necessidade de preencher um vazio interno ou é a forma que encontram para aliviar a sensação de angústia. É comum no consultório as pessoas apresentarem a queixa de um vazio que não sabem explicar, que acaba gerando-lhes uma dor no peito, falta de ar, o que caracteriza um quadro de angústia. Na tentativa de aliviar o desconforto sentido e incentivados pela cultura que hoje impera na sociedade, que é o consumismo, resolvem sair às compras.

         Este é um momento bastante perigoso, pois enquanto estão comprando, tem a sensação de alívio, de prazer. Isso ocorre em função da liberação de endorfina, que é o hormônio que está relacionado a área do prazer, da sensação, das emoções. Entretanto, muitas pessoas no dia seguinte, ou ás vezes, até no mesmo dia, se dão conta das dívidas que contrairam e acabam por ficarem preocupadas ou se deprimem.

         Na cultura da sociedade atual, o ter ocupou o espaço do ser,  com isso, as pessoas tentam melhorar o sentimento de menos valia, aliviar o complexo de inferioridade, alimentar o seu funcionamento narcísico por meio de um consumismo desenfreado, já que acreditam que são valorizadas pelo seu pseudo-status. Dessa forma, vão construindo falsos selfs que passam a ser vividos como o seu verdadeiro eu. Porém, quando se dão conta do estrago que fizeram em suas vidas, acabam se deprimindo chegando  a ter idéias suicídas. Alguns conseguem buscar ajuda, para entender o que os levam a funcionar desta maneira e conseguem reverter a situação e não mais repeti-la. Agora, existe aqueles que são os consumistas ativos, que mesmo endividados, continuam consumindo, sem terem interesse nenhum de compreender o que está por trás do comprar.

          Tem pessoas que ao se sentirem tristes, a primeira coisa que fazem é irem para o shopping, ao invés de refletirem sobre a sua tristeza. Claro que é muito mais fácil, pois se  sentem confortados ao verem que existem muitas pessoas que agem dessa forma. Assim, esquecem a tristeza, não precisam pensar, agem pelo inconsciente coletivo e vão levando suas vidas. Mas até quando?

Nenhum comentário:

Postar um comentário