Total de visualizações de página

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

A IMPORTÂNCIA DO EQUILÍBRIO NA VIDA FINANCEIRA

       O imediatismo é a palavra do momento. As  pessoas quando querem alguma coisa, tem que ser para agora. Não querem saber se podem adquirir ou fazer o que desejam. Só tem a preocupação de satisfazer o seu desejo, demonstrando que a instância psíquica predominante em seu funcionamento é o id. Essa instância psíquica é movida pelo princípio do prazer,  com isso, esquecem que precisa haver um equilíbrio entre o hoje e o amanhã, pois só assim, conseguirão realizar seus objetivos. Para que estes se realizem, é necessário estar consciente, de que nem todas as suas necessidades do momento poderão ser satisfeitas. Precisará, às vezes, conviver com algumas frustrações, para que mais adiante consiga atingir o seu  objetivo.

       É preciso que tenha calma, que haja com prudência, que saiba o que quer da vida. Dessa forma, conseguirá  realizar tudo o que deseja.

      O planejamento, o bom senso, a paciência  são  o segredo para realização de seus sonhos. Se você deseja comprar um carro, por exemplo, planeje. Esse sonho pode ser alcançado, sem você ter que se endividar, perder noites de sono pensando como vai pagar. Basta agir de forma equilibrada. O primeiro passo é definir qual o carro que você quer,  modelo, ano, valor total e valor das parcelas. Ver o quanto você tem de dinheiro para dar de entrada. Esta história de comprar carro totalmente finaciado é a pior coisa que você pode fazer. O segundo passo é ver qual o valor da prestração que cabe no seu orçamento. Talvez tenha que abrir mão de algumas coisas, para poder colocar o financiamento do carro no seu orçamento. Lembre-se que você está contraindo uma dívida de médio prazo. Após ter feito tudo isso, você pode realizar a compra. Agora lembre-se, que se você contraiu uma dívida de R$ 1.000,00 por mês para pagar o carro, na realidade essa dívida é de R$ 2.000,00, pois tem o IPVA, o seguro, o combustível, o estacionamento e a manutenção do carro. Isso deverá estar no seu planejamento.

      Se você controlar sua impulsividade, se planejar, se organizar financeiramente, conseguirá realizar tudo aquilo que deseja. Talvez demore um pouco, mas realizará. Daí a importância, do que disse outro dia, coloque prazo no seu plano de ações. Mas geralmente o que vemos, é exatamente o contrário. As pessoas contraem dívidas e depois pensam como vão pagar, justificando seus atos, como sendo  esta  a única forma que tem,  para adquirirem o que desejam. Isso só demonstra a sua falta de maturidade e a necessidade que tem de viver uma vida tumultuada, com uma série de privações e preocupações.

     Esse tipo de comportamento, nos leva a pensar sobre a necessidade que essas pessoas tem de assumir um papel de coitadas, demonstrando o quanto não conseguem viver de uma forma independente.  Precisam sempre, que os outros se sensibilizem com a sua situação. Se independizar financeiramente é poder se independizar afetivamente. É poder estabelecer relações mais saudáveis, é ter melhor qualidade de vida, é realmente viver a vida de forma harmônica. Para isso, não precisa muito, basta você se permitir viver de forma equilibrada, comedida, planejando e organizando sua vida, para que seus sonhos se concretizam e você não precise mais ficar se lamentando e sofrendo por não conseguir as coisas.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário