Total de visualizações de página

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

NADA É POR UM ACASO

        Ontem á noite sai da casa de uma amiga pensando que tinha que escrever o texto para postar hoje, mas antes resolvi dar uma olhada nos meus emails e encontrei em um deles,  esse texto que segue abaixo, de autor desconhecido e cujo o título é: "Só depende de mim", talvez vocês já conheçam, pois deve rodar na internet. Ao ler, lembrei-me dos últimos textos que escrevi e resolvi explorá-lo um pouco, já que nada na vida acontece por um acaso.

        "Hoje levantei cedo pensando no que tenho a fazer antes que o relógio marque meia-noite.

         Minha função é escolher que tipo de dia que vou ter hoje.

         Posso reclamar porque está chovendo ou agradecer às águas por lavarem a rua.

        Posso ficar triste por não ter dinheiro ou me sentir encorajado para administrar minhas finanças, evitando o desperdício.

        Posso reclamar sobre minha saúde ou dar graças por estar vivo.

        Posso me queixar dos meus pais por não terem me dado tudo o que eu queria ou posso ser grato por ter nascido.

        Posso reclamar por ter que ir trabalhar ou agradecer por ter trabalho.
    
        Posso sentir tédio com o trabalho doméstico ou agradecer a Deus por ter um teto que abrigue minha família e meus pertences.

        Posso lamentar decepções com amigos ou me entusiasmar com a possibilidade fazer novas amizades.

        Se as coisas não saíram como planejei, posso ficar feliz por ter hoje para recomeçar.

        O dia está à minha frente, esperando para ser o que eu quiser.

        E aqui estou eu, o escultor que pode dar forma ao meu dia e ao mundo.

        Tudo depende só de mim".

        A segunda frase do texto é de profunda importância, pois nós somos os responsáveis por nossas escolhas e somos o resultado destas. Só que isso não é claro para muita gente, observo, principalmente no consultório, que as pessoas sempre responsabilizam terceiros pelos seus sofrimentos  ou por suas escolha. Quando não encontram ninguém para responsabilizar,  justificam, dizendo, que o culpado é o inconsciente. Mas pergunto: quem é o dono do inconsciente? E muito sem graça, respondem: "sou eu". Portanto, não tem escapatória, mesmo que as escolhas tenham sido feitas pelo inconsciente, somos responsáveis por elas.

        Realmente,  o homem é o escultor de sua vida. Ele poderá ser bem sucedido ou não, dependendo da forma que escolheu para viver. Se fez a opção de viver uma vida guiada pelo seu ideal de ego, talvez encontre algumas dificuldades no caminho, pois nem sempre somos o que realmente desejamos ser. Precisamos entender que entre o que eu sou e o que eu gostaria de ser, existe uma lacuna. Não é impossível, se aproximar do seu ideal de ego, mas para tanto, é necessário que reconheça o distanciamento que tem entre o que é e o que gostaria de ser e esteja disposto a fazer o processo de mudança.

         Agora, às vezes as pessoas preferem ficar se lamentando, assumindo o papel de vítima, pois não querem sair da sua zona de conforto. Claro, que essas pessoas têm um ganho secundário e não podem sair da posição em que se encontram. Cada um tem o direito de viver como quer, mas precisa lembrar que não tem o direito de ficar reclamando da vida e das escolhas que fez, para os familiares e amigos. Por outro lado, encontramos aqueles que preferiram desenvolver um falso self, que por sinal, é bastante comum encontrarmos falsos selfs passeando pelas ruas, acreditando que estão convencendo as pessoas que realmente são aquilo que demonstram ser. Na realidade, são pessoas adoecidas, com um sentimento de menos valia muito forte e que precisam se enganarem, acreditando que estão enganado os outros.

            O poder de decidir se você quer ser feliz, rico, bem sucedido, só cabe a você, mas lembre-se, talvez você precise mexer e mudar algumas coisas em sua vida. Se este for o caso, aproveite que estamos inciando um novo ano e começe a replanejar sua vida e seja feliz. Só não esqueça, anrtes de definir o que é felicidade para você, pois se não, cairá no senso comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário