Total de visualizações de página

domingo, 16 de janeiro de 2011

POR QUE PRECISO ECONOMIZAR?

         Lembro que os mais antigos sempre tiveram a preocupação de economizar, pois temiam precisar gastar com uma doença ou ter uma reserva para qualquer outra fatalidade, que a vida lhes oferecesse. No entanto, hoje sabe-se que para atingir os objetivos traçados em suas vidas, as pessoas precisam economizar, se não quiserem fazer parte do rol dos endividados.

         Aqueles que costumam estipular metas em suas vidas, geralmente trabalham com um planejamento financeiro, evitando desviar o foco. Sabem que precisam organizar suas finanças para poder comprar o seu imóvel, o seu carro, fazer uma viagem, comprar sua lancha ou aquilo que desejarem. Acumular dinheiro só por acumular ou para quando adoecer não é o mais indicado. O dinheiro precisa circular em nossa vida.

        O que as pessoas precisam ter é um bom plano de saúde, para quando adoecerem terem a assistência necessária, que lhes dará uma certa tranquilidade para enfrentar o problema. É importante que as pessoas reformulem a forma de pensar quando se fala em plano de saúde, em seguro de vida, em previdência privada. Não se trata de mais uma conta para pagar no final do mês, mas de um investimento. Afinal, quem não precisa consultar um médico no decorrer do ano, fazer um check-up? Se for realizar todos os exames particular, verá que o custo dos mesmos são bastante elevados. Se optar por utilizar o serviço do SUS, terá que ter uma boa dose de paciência, pois a marcação de exames são demoradas, devido a grande demanda que eles atendem.

       Os seguros de vida, de incapacidade temporária, de casa, de carro são importantíssimos, pois nunca sabemos quando ocorrerá um sinistro. O profissional liberal precisa ter um seguro de incapacidade temporária, pois não conseguirá se manter apenas com o benefício do INSS, caso precise ficar afastado de suas atividades, se adoecer. Ter carro e não ter seguro é irresponsabilidade. Cada vez mais, circulam pelas ruas e estradas um número maior de carros importados, onde qualquer conserto vai um monte de dinheiro. E o seguro de casa é necessário, pois não estamos livres de um curto circuito ou de um arrombamento. É importante que lembremos que isso não acontece só na casa dos outros, atinge a nossa também. Falo por experiência própria, já tive o meu apartamento arrombado duas vezes e quando poderia imaginar que morando no quinto andar de um prédio, isso iria acontecer?

      O valor investido em nossa segurança além de nos dar tranquilidade e evitar dores de cabeça futuras, permite que possamos ter uma reserva para investirmos na realização de nossos sonhos. Economizar é uma questão de maturidade, de equilíbrio e prudência. Algo que parece estar escasso em nossa sociedade, pois cada vez mais cresce o número de pessoas endividadas. E o pior de tudo, é que as estatísticas apontam que os jovens entre 21 e 30 anos são os que lideram os cadastros de inadimplência. Isso só serve para demonstrar a falta de limites, a permissividade, o sentimento de onipotência, a impulsividade, a intolerância à frustração que o jovem de hoje desenvolveu no decorrer de sua formação, tornando-se imediatista e não medindo as consequências de seus atos impulsivos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário