Total de visualizações de página

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

HORA DE PLANEJAR

        Bem, a primeira semana do ano já está acabando e será que você já traçou suas metas para esse ano? É importante destacar quando se fala em meta, que não precisamos encher uma folha com coisas que queremos fazer, e, que acabamos esquecendo antes de terminar o primeiro mês do ano. Você pode traçar apenas uma meta, desde que siga até o fim. Para tanto, sempre que colocamos um objetivo em nossa vida, precisamos também elaborar o plano de ações.

       Encontramos pessoas que acham desnecessário traçar metas para o seu ano e levam a vida do jeito que dá, quando chega no final do ano tem uma lista de coisas que gostaria de ter feito, mas que não fez. Aí vem a frustração, a depressão, porque se percebe como um coitado, que nunca consegue nada. Às vezes, até surge o sentimento de inveja e ciúme, pois os outros tudo podem e ele não, mas afinal o que queria conseguir? Será que sabe?

      Imagine uma empresa que não tem o seu planejamento estratégico definido. Onde os dirigentes não sabem qual a missão, a visão, valores e objetivos da empresa. A falta deste planejamento é que leva muitas empresas a fecharem, principalmente os pequenos empreendedores, que não tem visão de negócios. O mesmo se dá com a nossa vida, se não tivermos um objetivo a seguir, estaremos como diz a música do Zeca Pagodinho "...deixa a vida me levar"...Só que a vida nos leva para o lado que ela quer, mas não podemos esquecer que nós somos os únicos responsáveis por tudo o que acontece de bom e de ruim em nossa vida. Portanto, devemos saber para onde estamos caminhando e aonde queremos chegar, caso contrário, seremos verdadeiros andarilhos, perdidos no tempo.

       Não basta ter claro o queremos, precisamos definir o plano de ação que teremos que adotar para atingir o objetivo proposto. Neste plano deve constar o que fazer, como fazer e a data limite para cada ação. Na medida que vamos vencendo cada etapa e que começamos a nos dar conta que é possível atingir o objetivo traçado, nos entusiasmamos para dar continuidade. Claro que existirão algumas dificuldades que precisarão ser vencidas, frustrações que teremos que conviver, mas o importante é não desistir, nem mesmo quando o desânimo tomar conta, lembre-se que você tem um foco e não desvie dele. Faça isso e depois que tiver atingido sua meta, me conte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário