Total de visualizações de página

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

A IMPORTÂNCIA DE BRINCAR

        Sempre que falamos em brincar, pensamos em crianças.  Só que hoje as brincadeiras das crianças não são mais como antigamente, em que corriam na rua, brincavam de pegar, de esconder, criavam seus brinquedos. Hoje elas desde muito cedo, jogam no computador, no videogame, brincam com jogos de mesa, onde as regras já são pré-estabelecidas. Esses jogos tem a função de ensinar regras, dar limites. No entanto, precisamos lembrar que as brincadeiras livres são de tamanha importância para a adaptação social, controle de stress e na construção de habilidades cognitivas.

        É por meio do brincar, que as crianças aprendem a ser sociáveis. Os jogos com regras são divertidos e ajuda a criança a desenvolver habilidades para conviver em grupo, enquanto que a brincadeira livre, por não ter regras iniciais, proporciona respostas mais criativas, desafiando não só o desenvolvimento do cérebro, como do próprio ir e vir do pensamento. Inventar jogos, o faz de conta, construir brinquedos, criar personagens para suas histórias favorece o desenvolvimento da área cognitiva. É dessa forma, que a criança aprende a lidar com situações ansiogênicas, pois brincar é correr risco, é enfrentar o novo de forma protegida.

        Porém, a grande novidade é que estudos apontam que o brincar não é recomendável só para crianças, mas para o adulto também.  O adulto também precisa ter um tempo para se divertir, pois cabe lembrar que dentro de cada adulto existe uma criança que precisa ser alimentada, nutrida e a forma de se fazer isso, é se permitir brincar, falar bobagem, rir, jogar conversa fora. No entanto, algumas pessoas não se permitem a isso, por terem um superego muito rígido, gerando-lhe sofrimento.

      

   

2 comentários:

  1. ...pelo menos tenho uma parte saudável, hahahaha graças ao meu sapozigmeiudo. Sem contar que eu sou a criadora dele.
    http://www.sapozigmeiudo.blogspot.com
    Bjuuus

    ResponderExcluir
  2. Realmente, ler o sapozigmeiudo é bastante divertido. bjs

    ResponderExcluir