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terça-feira, 18 de janeiro de 2011

FAÇA MAIS E RECLAME MENOS

        Como já escrevi outro dia, cada vez mais as pessoas estão reclamando de tudo. Então, quando se refere a trabalho e relacionamento, parece que a coisa piora. O pior que o responsável pela situação estar ruim é sempre o outro. Este outro pode ser o chefe que exige demais, o colega que não faz nada, só quer levar vantagem, o ambiente que não é bom. Também pode ser o marido, a esposa, o namorado(a), o amigo (a), o vizinho(a) que não é compreensivo, que é intolerante, que reclama quando as coisas estão fora do lugar e por aí vai. Agora, a pessoa que está reclamando nunca para e pensa se o problema não está com ela.

       O tempo que a pessoa gasta reclamando,  poderia estar fazendo algo para mudar a situação que lhe incomoda e que pode estar lhe gerando um sofrimento psíquico. Reclamar não resolve, pois ninguém poderá fazer nada pela pessoa, a não ser ela mesma, pois é uma questão comportamental. No entanto, é preciso entender, que ás vezes, as pessoas tem um ganho secundário em reclamar, não conseguindo, portanto, fazer algo para mudar. Se tomar uma atitude em relação à situação que incomoda, do que irá reclamar depois? Isso poderá acarretar um vazio em sua vida, já que o reclamar é o que lhe sustenta.

     Quanto mais a pessoa reclama, pior fica a situação. Os pontos percebidos como negativos começam a ficarem muito fortes e o nível de insatisfação aumenta  Chegando ao ponto, que ir ao trabalho ou ter que conviver com o cônjuge se torna algo aversivo.

         A solução para isso é simples, basta à pessoa realmente querer resolver o problema. O primeiro passo é assumir que não está satisfeito com a situação, que precisa mudar e que para tanto, é necessário tomar uma atitude, saindo da sua zona de conforto. Acreditar que o outro poderá mudar e que aí tudo ficará melhor, isso é um tanto pueril. O necessário é que a pessoa assuma uma posição frente a sua vida, que se conscientize que ela é a única responsável pelas coisas boas e ruins que lhe acontecem. Que pare um pouco de reclamar e reflita sobre as coisas que estão lhe incomodando. Analisando o seu comportamento, vendo o que precisa mudar. Percebendo que o reclamar não está lhe levando a lugar nenhum.

       É necessário parar de depositar no outro as suas frustrações, os seus desconfortos, os seus sentimentos de menos valia, de coitado. Lembre-se que o outro é apenas um reflexo do que você é. Ele é o seu espelho, por isso, examine tudo aquilo que lhe desagrada no outro e use para aprimorar o seu autoconhecimento.





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