Total de visualizações de página

terça-feira, 3 de julho de 2012

POR QUE NÃO ME RESPEITAM?

            Com muita frequência escuto essa pergunta no consultório e normalmente ela vem acompanhada de sofrimento, quando não de lágrimas. A resposta é simples, porque você não se respeita. As pessoas fazem conosco aquilo que permitimos que elas façam,  obviamente que essa permissão, na maioria das vezes, é inconsciente. Existem casos que as pessoas têm consciência, mas que não conseguem se posicionar.

            O respeito se dá pela nossa postura frente à vida, pela maneira como conduzimos as coisas, pela forma como nos posicionamos frente a determinadas situações, pelas nossas atitudes, pelo nosso comportamento, pela forma como estabelecemos relações e como interagimos com as pessoas.
            Um filho respeita o pai pelo exemplo que ele lhe dá, pela segurança que ele lhe transmite, pelas suas atitudes. Nos dias atuais, o respeito em muitas famílias ficou num passado longínquo, visto que as pessoas que deveriam dar os exemplos acabam tendo um comportamento mais infantilizado que os filhos.  Gritam, dizem palavrões, não respeitam regras, não transmitem valores, se colocam na mesma posição do filho, inclusive aplaudindo quando esse o imita.
            Nas relações profissionais não transmitem segurança ou agem de forma não muito idônea, deixando transparecer sua insegurança.
            O respeito não é algo que se impõe, mas se conquista. Para que a pessoa seja respeitada, primeiramente ela precisa se respeitar, conhecer suas limitações, reconhecer os seus pontos fortes e fracos, aceitar os seus  defeitos, saber dizer não, quando necessário, de forma firme, ser crítico em relação a sua pessoa e sobre o ambiente, confiar em si e no seu potencial, se posicionar de forma segura frente as situações, não ficar cheio de “dedos” quando se fizer necessário dizer algo que possa desagradar o outro, mas que é importante ser dito. Com isso, não só conseguirá se respeitar, mas também conquistará o respeito dos outros.           

7 comentários:

  1. Gostei muito do comentário, sofri várias vezes e ainda sofro por não saber me posicionar diante dos outros, já passei por situações constrangedoras por não ter coragem de dizer não a um colega de trabalho, as pessoas te testam e se você permitir te transformam em nada, parabéns pelo comentário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelo, as pessoas nos testam para ver até quando vamos suportar as suas colocações. O ideal é fortaler o nosso ego, trabalhar a nossa auto-estima, confiar mais no nosso potencial e capacidade e não permitir que as pessoas nos usem como seu "bode expiatório ou a sua lata de lixo", descarregando todas as suas frustrações em cima da gente. Não devemos carregar o que não é nosso. Gostei do teu comentário, obrigada. Abs.

      Excluir
  2. Gostei muito do comentário, sofri várias vezes e ainda sofro por não saber me posicionar diante dos outros, já passei por situações constrangedoras por não ter coragem de dizer não a um colega de trabalho, as pessoas te testam e se você permitir te transformam em nada, parabéns pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. Oi boa tarde,gostei muito do texto.Simples,esclarecido e objetivo.
    Eu sofro com isso todos os dias,vivo um relacionamento abusivo e infelizmente não soube me posicionar e hoje vivo em posição do que minha companheira diz meramente para que não possamos brigar.
    Ela sempre consegue me mostrar o quão sou um lixo e pessoa e faz questão de esfregar na minha cara que ela é mais do que eu.
    Gostaria de saber como faço para me policiar quanto a essa situação, eu estou literalmente abandonando ela e indo embora.mas ela não sabe ,vou escondido mas,eu estou com muito medo .
    Fiquei bastante debilitado moralmente e confiança abalada.

    ResponderExcluir
  4. boa tarde
    acho que quando não nos respeitamos, é porque nossa autoestima é baixa, e depois para que consigamos ter o respeito do próximo fica dificil, gostei muito do artigo, concordo que precisamos nos respeitar primeiro, como disse Jesus " amar ao próximo, como a ti mesmo", amor próprio é fundamental.

    ResponderExcluir
  5. Texto maravilhoso vou levar pra vida,isso já aconteceu muito comigo e eu nunca entendia nada, logo quando ficava furiosa facilmente era odiada, lidar com pessoas pra mim nunca foi fácil, mas tbm acredito que seja da criação

    ResponderExcluir