Total de visualizações de página

domingo, 9 de dezembro de 2012

A DIFICULDADE DE EXPOR O QUE PENSA

    
           Percebe-se que algumas pessoas têm dificuldade de exporem o que pensam, procuram manter-se no anonimato, do que verbalizar o seu ponto de vista. Às vezes, isso se dá por um excesso de timidez, por insegurança, pelo sentimento de menos valia, por medo da crítica, pois temem estar dizendo uma bobagem, enfim, por diversos motivos.

            Não sabem ou não se dão conta que não existe certo ou errado, que o seu pensamento sempre estará correto, pois é a sua verdade. O nosso pensar está associado a nossa história de vida, aos nossos valores, as experiências que vivenciamos no início de nossa vida, ao meio em que estamos inseridos. Claro que temos que ter o cuidado para não achar que essa verdade é absoluta, querendo que todas as pessoas comunguem da nossa idéia.

            Algumas pessoas, até expõe o que pensam ou sentem, desde que não tenham que se identificar. Acho muito interessante, quando isso acontece no blog e apesar de não responder, pois não sei para quem estou me dirigindo, fico feliz, porque vejo que consegui tocá-la de alguma maneira, fazendo-a expressar os seus sentimentos, o seu pensar, independente de identificar-se ou não.

            Também tem aqueles que não têm coragem de falar, que estão sempre em cima do muro, mas ficam “pilhando” os outros para falar. Costumo dizer que com esses temos que ter cuidado, pois corremos o risco de entrar numa furada. Ao invés de falar por eles, devemos incentivá-los a expressarem o que pensam, defendendo suas ideias.

            O medo de dizer algo que não é ou de ser criticado é por vezes muito forte em algumas pessoas. Isso está relacionado com sua infância, pois talvez fosse advertido, criticado por seus genitores, quando falavam alguma coisa, ficando registrado em seu inconsciente que a sua maneira de pensar é equivocada. O importante é poder expressar o que pensa sem medo, tendo sempre muito claro que não existe certo e errado, mas sim, várias maneiras de se perceber e entender as coisas. O não expressar o que pensa é privar os outros de terem outro olhar para a situação ou assunto que está em pauta, o que não deixa de ser um egoísmo.

Um comentário:

  1. Boa noite
    Meu namorado tem dificuldade de falar o que pensa, ele trava simplesmente, tivemos vários problemas porque ele não consegue expressar suas opiniões prejudicando o diálogo entre nós quando é um assunto serio por exemplo. Disse a ele que seria bom procurar um psicologo para ajudá-lo com essa dificuldade, talvez possa ser um trauma, mas ele não quer nem ouvir falar em psicologo. Teria alguma dica para me ajudar a ajudá-lo?

    ResponderExcluir