Total de visualizações de página

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM OS CASAIS?

        
              Não tem como não ficar pensando sobre o que está acontecendo com os casais, quando nos deparamos com a notícia de que no Brasil o número de divórcios chegou a 351.153 em 2011, ou seja, um crescimento de 45,6% em relação ao ano de 2010, que o índice tinha ficado em 241.122, segundo as estatísticas do Registro Civil em 2011.

            Penso que isso demonstra a falta de intolerância, de compreensão, de cumplicidade, de parceria entre os casais. A sensação que fico é que as pessoas dentro de uma relação se tornaram produtos descartáveis. Não dá mais, acaba o casamento e vamos à busca de alguém que nos compreenda e nos aceite. Tentar entender o que está dando errado no casamento, saber lidar com as diferenças, entender que são pessoas com hábitos e costumes diferentes e que precisam se adaptar, lidar com as frustrações e com a rotina da vida a dois é algo que ficou no passado. Isso hoje é visto como perda de tempo, pois as pessoas não querem pensar, tolerar, enfrentar as dificuldades, o que elas querem é serem felizes. Mas será que com esse funcionamento são?

            Fico me questionando se essa falta de tolerância com o parceiro não sofre influência desse mundo virtual em que vivemos, onde tudo acontece de forma mágica. Até o sexo pode ser feito virtualmente, basta ter uma  web câmera e o problema está resolvido. Portanto, o sexo também passou a ser algo impessoal.

            O mundo virtual é algo fantástico para se relacionar, falamos o que queremos e quando queremos com as pessoas, podemos criar vários simulacros, pois não dá nada. Incentivamos o imaginário do outro, sem nos comprometermos, criamos esperanças, mas podemos sumir quando achamos que a coisa está muito forte, ou seja, um total desrespeito com a pessoa do outro.

            Os dados levantados pelo Registro Civil em 2011 nos assustam, pois mostra-nos que estamos realmente vivendo uma mudança de valores muito grande e não sabemos que rumo vai tomar.

No entendimento de Karl Marx “as mudanças no mundo material provocam mudanças no mundo subjetivo” e parece que é isso que vivemos, pois estamos inseridos numa sociedade individualista em que as pessoas se isolam, optando pelas relações virtuais, pois tem medo de estabelecer relações e quando as estabelecem as fazem de forma imatura.

Será que esse quadro não vai reverter? Espero que sim e de forma muito rápida, pois está ficando insustentável ter que conviver com a desumanização do humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário