Total de visualizações de página

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

COMEÇA A CORRERIA PARA O FINAL DO ANO

        
             Passado o Natal, as pessoas começam a correr contra o tempo, pois precisam aproveitar os poucos dias que faltam para encerrar o ano, a fim de fazer as coisas que se propuseram realizar, mas não fizeram.  Nesse momento, é que surgem às frustrações, as decepções, em que as pessoas se deprimem, porque percebem que não conseguiram atingir as metas que haviam estipulado no início do ano ou que mais um ano termina sem nenhuma mudança. Mesmo assim, não deixam de dizer que no próximo ano tudo será diferente, estipulam novas metas, demonstrando que mesmo no meio da decepção e frustração, ainda existe uma ponta de esperança, o que é um bom sinal.

            Traçar metas para o ano que se inicia é importante, desde que sejam possíveis de ser alcançadas. Para isso, a pessoa precisa ter muito claro o que realmente quer para si, para que não desista no caminho. É comum vermos pessoas traçarem objetivos e frente a qualquer dificuldade desanimarem, abrindo mão, por acharem que não vão conseguir. Dificuldades podem surgir, mas o que não pode é usá-las como desculpa para não ir ao encontro do que almeja.

            É através do comportamento que o ser humano revela a finalidade e o propósito de sua vida. Se a pessoa quer ter um ano diferente, precisa rever a sua postura frente à vida, a fim de poder mudar o que acha que não está funcionando. Sentar e lamentar o que não fez não adianta, pois não é possível voltar no tempo.

            Penso que é interessante a gente aproveitar esses cinco dias que faltam para encerrar o ano e fazermos um balanço da nossa vida, analisando os aspectos positivos e negativos do nosso comportamento, para identificarmos o que precisamos mudar. Também é importante vermos quais foram as nossas conquistas no decorrer do ano e o que não conquistamos, analisando o que nos impediu para que isso acontecesse. Esse não é um exercício fácil de fazer e percebo muita resistência das pessoas quando sugiro que façam, pois temem se deprimir, mas por meio dele, temos como procurar reparar os nossos pontos falhos, corrigindo-os, repensar a nossa postura perante a vida e refletirmos sobre o que queremos para nós no próximo ano, sem esquecer, é claro, que as coisas só mudarão se fizermos diferente.

            Lembre-se que sempre é tempo de mudar, não entre naquela de que “sou assim e vou morrer assim”. O humano é o único ser vivo que tem a oportunidade de escrever a sua história, de forma diferente, todos os dias, basta querer.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário