Total de visualizações de página

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

NATAL

             
          Etiologicamente Natal significa nascimento, mas nos dias de hoje, não é de se admirar que nos perguntem de quem, afinal as mensagens que recebemos através dos meios de comunicação só nos falam em presentes, nos convidando a um consumismo desenfreado, esquecendo do que é Natal.

 Para nós cristãos, o Natal é o nascimento do filho de Maria comprometida em casamento com José, filho de Davi, que por obra do Espírito Santo concebeu um filho a quem deu o nome de Jesus, que quer dizer “Deus Salva”. É o anúncio da Boa Nova. Deus que é Pai fez-se filho para habitar entre as criaturas humanas, a fim de tornar-se nosso companheiro de caminhada, de nos salvar, de nos libertar, de mostrar o seu amor, introduzindo-nos no mistério da comunhão com Deus.

O filho de Deus veio para nos ensinar a amar, a ter compaixão, a ser solidário, fraterno, a ver o outro como irmão e acolhê-lo, entretanto não é isso que vemos e vivemos em nossa sociedade. A sensação que tenho que esses ensinamentos caíram no esquecimento, para dar lugar a egos inflados, onde cada um precisa ser mais do que o outro. São esses “egos” que nesse período de Natal se lembram de ser solidários, mas tão logo passe o Natal, eles se esquecem desse compromisso que lhes foi passado.

O Natal deve ser vivido todos os dias do ano, através do exercício de expressarmos o amor, a paciência, a tolerância, a renúncia do nosso ego, a fim de trilharmos um caminho de paz. A paz não pode ser algo que desejamos apenas da boca para fora, ela precisa existir primeiramente dentro de nós, para depois podermos desejar. Para encontrar a paz dentro de nós, faz-se necessário conhecermo-nos, saber quem realmente somos, compreender o que significa paz para nós, pois só assim, poderemos desejar, com propriedade, a paz para o outro.

Sendo assim, deixo o convite para que reservem cinco minutos do seu dia hoje e pense o que é o Natal para você, qual o significado dele em sua vida, se realmente acredita e vive o verdadeiro Natal ou trata-se de mais uma festa para reunir os parentes e amigos. Se realmente essa data lhe tiver um significado importante, proponham-se a viver o Natal todos os dias do próximo ano, demonstrando-o por meios de seus gestos e atitudes o amor que Jesus nos ensinou.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário