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sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

NOVA TÁTICA USADA PARA O CLIENTE COMPRAR MAIS

           
          Há “poucos dias, saiu uma matéria no “Estado de São Paulo”, cujo título era “Cliente irritado compra mais”? A matéria aponta que jingle Bells, aroma de canela e confusão são arsenais usados pelo varejo americano para fazer o consumidor gastar mais no Natal. Parece loucura, mas não é, pois existem evidências que sugerem que quanto mais desconfortável o cliente se sente no meio dessa confusão para comprar presentes natalinos, mais ele gasta.

Esses artifícios são usados com a intenção de envolver o cliente, sem que ele perceba. Por isso, colocam a mesma canção de Natal, em alto som, repetidamente. Exageram nos aromas colocados na loja, para que o cliente fique totalmente envolvido com as compras de Natal, circulando mais pelo interior da loja em busca das ofertas, deixando-se levar apenas pela emoção e não pela razão.

Estudos realizados por pesquisadores da Universidade de Penn State e de National University of Singapore, apontam que esses artifícios, que hoje são usados nas lojas e supermercados, são fatores que provocam estímulos excessivos e fazem com que o cliente tenha uma “perda momentânea do autocontrole”, aumentando dessa forma, a possibilidade de consumir mais.

Só que essa técnica, não é mais um privilégio dos americanos. Aqui no Brasil isso já acontece com muita frequência. É insustentável ir a algumas lojas ou shoppings nesse período de Natal e o pior é que as pessoas por desconhecerem esses artifícios, que são sugeridos pelo pessoal do neuromarketing, que sabem o que eles causam em nosso cérebro na hora da compra, acabam comprando, até mesmo quando não tem condições.

As ferramentas usadas pelo neuromarketing a favor dos seus clientes podem, muito bem, serem nossas aliadas, para não gastarmos indevidamente. No livro “Por que me endivido? Dicas para entender o endividamento e sair dele”, que estarei lançado em breve, abordo no segundo capítulo, de forma sucinta, o que acontece no nosso cérebro na hora da compra, pois assim, poderemos ficar mais atentos para não nos  deixarmos envolver por esses tipos de artifícios.

 

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