Total de visualizações de página

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

O QUE É MESMO O NATAL?

         
            Falta um dia para o Natal e como todo o ano, se vê muita gente correndo para comprar presentes, preparar a ceia ou estão envolvidas com viagem, com o feriado e esquecem o que realmente é o Natal.

            Para o cristão, o Natal é o nascimento do menino Jesus. Na realidade, a data de 25 de dezembro é uma convenção criada para comemorar o nascimento de Jesus, pois não existe nenhum registro específico na Bíblia que diga que Ele nasceu nesse dia. No entanto, a sensação que temos quando observamos o comportamento das pessoas é que esqueceram o que se comemora nessa data, pois estão preocupadas em reunir a família e os amigos, em aproveitar o feriadão para extravasar, descansar, se divertirem. Para as crianças é um momento muito esperado em que aguardam os presentes que o Papai Noel vai trazer.

            Os apelos feitos pelo pessoal do marketing, da publicidade e pelos próprios comerciantes são atendidos, mesmo que as pessoas se endividem, fiquem um ano pagando os presentes ou que acabem por ficar inadimplentes, nessa época, isso não importa. Perdem total a razão, deixando-se levar apenas pela emoção, afinal, Natal sem presente não é Natal.

            Só que essa forma de comemorar o Natal, não tem nada a ver com o nascimento de Jesus. Porque biblicamente, Ele nasceu um dia em Belém da Judéia, de forma simples e humilde, numa manjedoura. O Natal que vivemos hoje é o que foi criado pelo mundo capitalista e parece que as pessoas preferem esse, pois conseguem compreender melhor, porque é algo que se torna concreto, pela troca de presentes, não precisando se preocupar em entender o significado da simbologia. Com isso, não lembram ou não sabem que o sentido do Natal é profundamente espiritual.

            Há dois anos, tive a oportunidade de viver o verdadeiro sentido do Natal em Belém do Pará, onde os hábitos são bem diferentes do nosso, aqui do sul. O povo de lá é muito religioso e por isso, no dia 24, vai-se à missa do galo e a meia-noite é feita uma oração, após canta-se “Noite Feliz”, troca-se abraços e depois então, vai-se para ceia. Confesso que é incrível a emoção que se tem ao viver o Natal dessa forma, foi uma experiência inesquecível.

           Esse ano, apesar do índice de endividamento e inadimplência estar muito alto, mesmo assim, vê-se que a maioria das pessoas não conseguiu se desapegar dos presentes, mas quem sabe, comecem a pensar em preparar o Natal de 2013 de forma diferente, privilegiando o seu real significado.        Posso dizer-lhes, que vale a pena, é uma vivência impar. Fica o convite para começarem a pensar e quem sabe aceitar o desafio de trocar a maneira de celebrar o Natal.
 

2 comentários: