Total de visualizações de página

domingo, 16 de dezembro de 2012

TER CONSCIÊNCIA DA SUA OPINIÃO

          
           Não basta termos uma opinião ou uma verdade sobre determinado assunto, se não tivermos consciência do que nos levou a pensar dessa forma. Só assim, teremos argumentos sustentáveis que nos permitam defender aquilo que acreditamos.

            Infelizmente, nem sempre isso acontece, muitas vezes, pegamos à carona dos outros, ou seja, nos deixamos levar pelo que eles pensam sem nos darmos conta que estamos sendo movidos pelo inconsciente coletivo, nos apropriando de ideias que não são nossas e as repetindo como se fossem.

            Interessante observar que isso não se dá só no campo das ideias, mas no comportamento também. Essa é a maneira que encontramos para nos identificarmos e sermos aceitos pelo grupo em que estamos inseridos. No grupo de adolescente, isso faz parte do processo de desenvolvimento, mas quando ocorre com pessoas adultas, fica complicado. No entanto, é o que mais vemos.

            No mundo capitalista em que vivemos, esse tipo de comportamento tem se tornado muito comum, por estar relacionado à questão do poder. Na cabeça de muita gente, ter passou a ser sinônimo de poder, só que não nos damos conta que o poder é sustentado pelo conhecimento. Daí a importância de termos consciência do que nos leva a ter determinadas opiniões, sermos partidários de algumas ideologias, de acreditarmos em algumas coisas que temos como verdade absoluta. É através desse processo de tomada de consciência que teremos como defender nossa opinião, sem correr o risco de dizer alguma coisa que não caia muito bem.

            Para que isso ocorra, faz-se necessário sairmos do inconsciente coletivo e escutarmos o que o nosso inconsciente pessoal tem a dizer, esse é o movimento necessário para se obter a individuação e podermos defender nossas opiniões com a certeza de que realmente acreditamos nelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário