Total de visualizações de página

sábado, 15 de dezembro de 2012

O AUTOCONHECIMENTO

       
          O autoconhecimento deveria fazer parte da vida de todos nós, mas infelizmente, tenho a sensação de que cada vez mais nos distanciamos do nosso self. Às vezes por medo do que poderemos encontrar, outras vezes, por não saber como entrar em contato consigo mesmo, ou simplesmente por achar uma bobagem.

            Algumas pessoas alegam falta de tempo, outras acham uma perda de tempo e tem aquelas que acreditam que se conhecem o suficiente, que não precisam se analisar, pois o problema não está com elas, mas sim com os outros. Tudo que acontece em sua vida não é responsabilidade delas, mas de alguém que quer lhe prejudicar. Essa é uma forma pueril de pensar, em função de não ter maturidade suficiente para assumir a responsabilidade de seus atos. Também, nesses casos, a falta de crítica se faz presente.

            Não é incomum as pessoas perguntarem como devem fazer para adquirirem o autoconhecimento. Não tem mistério, desde que a pessoa esteja realmente empenhada em buscar uma transformação psicológica. Para isso, faz-se necessário olhar profundamente para dentro de si, esquecendo os fatores externos, não buscando explicações através deles, preocupando-se apenas com o seu psiquismo, como se estivesse em uma retorta. Observando as suas ações, suas reações, seus sentimentos, pensamentos e questionando-os.

            Se tivermos, por exemplo, inveja de alguém, a primeira coisa a fazer é nos afastarmos dessa pessoa, a fim de examinar a nossa inveja, ou seja, identificar o que está por trás dela, o que nos levou a ter esse sentimento, tendo a clareza de que ele é nosso e que a pessoa nada tem a ver com isso. Essa é a maneira que temos de tomarmos consciência de nós mesmos e pararmos de projetar para o outro o que é nosso.

            Obviamente que não se trata de um exercício fácil de fazer, pois a pessoa precisa ter vontade, determinação, estar disposta a ficar mais introspectiva, para encontrar as respostas que busca dentro de si, a fim de  poder enxergar-se com objetividade.

 

 

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário