Total de visualizações de página

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

ALCOOLISMO

     
            Atendendo ao pedido de uma visitante do blog, que me enviou um email, vou dar uma “pincelada” sobre alcoolismo, pois é uma área que não atuo já faz alguns anos, consequentemente, não estou atualizada em termos de tratamento, pois não tenho estudado esse assunto.

            O alcoolismo é uma doença crônica, que tem uma pré-disposição genética e apresenta aspectos comportamentais e socioeconômicos. Caracteriza-se pelo consumo compulsivo do álcool, aonde o indivíduo vai desenvolvendo uma tolerância à intoxicação produzida pela droga e apresenta sintomas de abstinência, provocado pela  ausência da mesma no organismo.

            Quanto ao tratamento, penso que continua sendo feito o processo de desintoxicação sobre orientação médica, sendo que nos casos graves de alcoolismo é recomendável que o paciente interne para desintoxicar, visto correr o risco de convulsionar e ter outras complicações. Não existe cura para os casos de alcoolismo, os índices de recaída são elevados, por isso, se diz que o paciente está em recuperação, quando em abstinência.

            Além da medicação prescrita pelo psiquiatra é recomendável que o paciente faça terapia e participe dos grupos dos Alcoólicos Anônimos, que desenvolvem um belo trabalho e tem um bom percentual de recuperação. O tratamento não deve ser apenas para o usuário da droga, mas também para os familiares, pois estes adoecem junto.

            Tanto a família do alcoolista quanto o alcoolista, devem ter claro que o básico para manutenção do tratamento, além da vontade e do comprometimento para parar de beber, é evitar o primeiro gole.

           

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário