Total de visualizações de página

domingo, 30 de setembro de 2012

SÃO ATITUDES COMO ESSAS QUE AFASTAM OS CATÓLICOS DA IGREJA

    
             Fiquei pasma ao entrar na Capela do Divino e me deparar com um cartaz no velário onde diz: “as velas deverão ser compradas na loja da Igreja, as que não forem adquiridas ali, serão imediatamente colocadas no lixo”. Não queria acreditar no que estava lendo, achei que não era verdade, mas infelizmente é o que está lá, para quem quiser ver.

            Outro dia comentava que fiquei chocada quando um pastor de uma determinada Igreja me disse que Jesus cristo era um comércio, o que fiz questão de lhe responder, que isso era na Igreja dele. Passado quinze dias, me defronto com um comércio de velas na Capela do Divino, ou seja, isso também ocorre na Igreja em que comungo. Só aquelas pessoas que podem pagar um valor inflacionado pelas velas é que tem o direito de acender vela? Eu posso pagar, mas aquele que não tem, perde o direito de acender sua vela nessa capela?

            São atitudes como essas que levam as pessoas se afastarem da Igreja católica, falarem mal, porque nem todos têm a compreensão de que isso não pertence a Cristo. Isso é um comportamento de pseudos cristãos, para não dizer de fariseus. Essa atitude capitalista da Capela do Divino serve como um exemplo clássico para que as pessoas entendam, quando se diz que a Igreja é Santa e Pecadora. Santa porque é a casa de Deus, porque Cristo se faz presente e pecadora por causa dos homens, que cometem pecados como esses.

            Essa atitude, que parece ser endossada pelo pároco dessa Capela, pois permitiu a colocação do cartaz, é totalmente discriminativa, indo na contramão dos princípios cristãos. Cristo nunca privilegiou os ricos, muito pelo contrário, seu olhar é de baixo para cima, ou seja, para os pobres, para os estrangeiros, para os discriminados, para os que sofrem. Só que esses não podem professar sua fé, acender sua vela na Capela do Divino, pois não são bem vindos.

            O absurdo é tão grande, que fica uma pessoa na Capela cuidando para ver se a vela foi ou não comprada na loja, pois se não foi, ela é apagada e colocada no lixo. Questiono não apenas o comportamento do leigo, mas do pároco que permite isso. Gostaria de saber qual será o princípio cristão desse pároco.

            Apesar de não ser a paróquia que frequento, confesso que estou envergonhada e incomodada, com esse cartaz da Capela do Divino, tanto é, que mandei um email para secretaria da Cúria e para Mitra, pois alguma coisa tem que ser feita.

            Aqueles que não são católicos desculpem o meu desabafo, mas enquanto católica praticante não posso calar frente a esse absurdo, fazendo de conta que não vi ou tratando isso com naturalidade, até porque esse não é meu perfil.

            Enquanto tivermos padres que apóiem esse tipo de comportamento dentro da sua paróquia, a Igreja vai continuar perdendo fiéis. Lamento pela Capela do Divino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário