Total de visualizações de página

sábado, 22 de setembro de 2012

RESILIÊNCIA: é algo que todo mundo tem?

  
Não, porque nem todas as pessoas têm a capacidade de lidar com situações adversas e superá-las. A pessoa resiliente é aquela que passa por problemas como todo mundo, mas que não tem a reação igual à de todos, por mais forte e traumática que seja a situação, consegue superar.

O resiliente é aquele que mesmo quando tem uma doença grave, mantém-se forte, buscando recursos para se tratar, ao invés de ficar se lamentando. É aquele que quando perde o emprego, não se desespera, pois vê como uma oportunidade para desenvolver uma nova atividade profissional. É a pessoa que não se deixa derrubar, pelas peripécias que a vida lhe oferece.

A resiliência pode ser desenvolvida, pois se trata de um atributo da personalidade. Para tanto, a pessoa precisa estar disposta a rever a sua maneira de funcionar. Se você é daquele tipo que se ofende por qualquer coisa, como por exemplo, fica chateado porque um vizinho não o cumprimentou, precisa rever esse seu jeito de funcionar, tornando-se mais flexível, mais tolerante, não se deixando abalar por coisas pequenas. Sempre que você se depara com problemas, existe uma desintegração psicoemocional, isso deve ser evitado, pois lhe gera um desgaste psíquico.

Para encarar a vida de forma mais saudável e com resiliência, existem sete fatores que devem ser observados e que podem ser desenvolvidos. São eles: administração das emoções, pois ajuda a desenvolver habilidade para não perder o equilíbrio frente a um problema; controle de impulsos, não se deixando levar apenas pelas emoções, procurando agir pela razão; otimismo que é a capacidade que a pessoa tem de ver as coisas com outros olhos, acreditando que vai melhorar; análise do ambiente que é conseguir buscar a raiz do problema a fim de solucioná-lo; empatia é a capacidade de poder se colocar no lugar do outro e sentir as suas emoções; auto-eficácia, ou seja, acreditar que você é capaz de resolver o problema e por fim, alcançar pessoas, que nada mais é do que a sua capacidade de se relacionar.

O termo resiliência tem sua origem na física e se reporta a capacidade dos materiais de resistirem aos choques.  Ao ser usado pela psicologia, passou por algumas reformulações e hoje representa a capacidade que o ser humano tem de sobreviver a um trauma. É a resistência do individuo para reconstruir sua vida.

Sabe-se, no entanto, que ninguém é resiliente sozinho, que as pessoas precisam de uma rede de apoio, que pode ser a família, os amigos ou até mesmo o terapeuta. A rede de apoio vai ajudá-lo a passar pela situação traumática, superando as dificuldades e voltando a ser o que você era antes do trauma. A etiologia da palavra resiliente vem do latim, resilire e significa recusar, voltar atrás.

Portanto, a resiliência é atributo que pode ser desenvolvido,  levando-o a encarar os problemas de outra forma, superando os traumas, ajudando-lhe a retomar sua vida, livrando-o do estresse e permitindo que viva de forma mais saudável, libertando-se dos sofrimentos causados pelo trauma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário