Total de visualizações de página

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

SERÁ QUE SOU UM WORKAHOLIC?

        
             Workaholic é uma expressão americana, cuja sua etiologia vem da palavra alcoholic (alcoólatra). É usada para identificar pessoas viciadas no trabalho, o que nas últimas décadas vem aumentando cada vez mais.

            Algumas pessoas se tornam workaholic em função da competição do mercado de trabalho, por vaidade, por ganância, pela necessidade de provar algo para alguém ou para si e até mesmo, para sobreviver. Não é difícil identificá-las, pois não conseguem se desligar do trabalho mesmo quando estão longe dele. Sentem-se culpadas quando estão no convívio da família e dos amigos, pois tudo que não está relacionado ao trabalho é percebido como perda de tempo. Por isso, seus amigos passam a ser aqueles que têm algum vinculo com o trabalho, assim conseguem, de certa forma, se manter conectado a ele.

Algumas empresas percebem o workaholic como pessoas extremamente competentes e responsáveis. Claro que essa percepção se dá por ser algo que lhes favorece. Só que, muitas vezes, quando a pessoa se dá conta que a sua vida se resume em trabalho, ela já deixou para trás a família, os amigos e está num quadro de estresse altíssimo, já na fase da exaustão, passando a não ser mais interessante para empresa, por não conseguir produzir como antes. Quando isso acontece, a empresa promove o funcionário para o mercado de trabalho.  Querendo ou não, ele acaba tendo o mesmo fim do alcoolista, que só percebe que tem problema, quando já perdeu tudo o que tinha e está só.

O workaholic tem dificuldade de identificar sua dependência pelo trabalho, bem como, os prejuízos que isso lhe acarreta. São pessoas que não tem uma boa qualidade de vida, sofrem com as pressões do dia-a-dia, estão sempre se cobrando de forma exagerada, apresentam alterações no sono, no humor. Podem se tornar impotentes, desenvolverem sintomas clínicos como alteração da pressão arterial, enxaqueca, problemas gástricos, serem agressivos quando os resultados não foram os estimados. É bastante comum apresentarem quadros de depressão e ansiedade

Esses sintomas estão muito associados ao medo de fracassar, levando-nos a questionar o quanto confiam no seu potencial, na sua capacidade e por que não pensarmos também na sua auto-estima? O vício pelo trabalho pode ser compreendido como uma válvula de escape, em que o indivíduo utiliza para negar ou fugir dos seus problemas pessoais ou familiares. Só que o preço que acaba pagando por isso é muito alto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário