Continuando na linha da
neurociência, vamos ver, de forma bem abreviada, o que os neurocientistas juntamente
com os especialistas de marketing descobriram em relação ao neurônio-espelho.
Se ele interfere ou não na hora da compra e como se dá o processo. Claro que não dá,
agora, para responsabilizá-lo pelo endividamento da população, mas também não
podemos desconsiderar os estudos dessa nova ciência, que é o neuromarketing.
Na década de 90, o cientista Giacomo Rizzolati realizou
uma pesquisa com macacos que tinham um sensor conectado em seu cérebro. Um aluno ao retornar para sala, após o almoço,
tinha na mão um sorvete e o macaco ficou com um olhar fixo para esse, não
fazendo nenhum tipo de movimento e o sensor foi acionado. O sensor registrava
que a área pré-motora do cérebro do macaco mostrava-se alterada. A esse
fenômeno foi dado o nome de neurônio-espelho.
Para o neurônio-espelho ser ativado, não precisa ser
feito nenhum movimento, basta à pessoa ficar observando determinada situação.
Os estudiosos do neuromarketing revelam que esse mesmo processo ocorre em nosso
cérebro na hora da compra.
Quantas são as vezes que saímos sem a mínima intenção de
comprar qualquer coisa, mas voltamos cheias de sacolas. Isso ocorre, na maioria
das vezes, quando paramos em frente a uma vitrine e ficamos observando a roupa
que está no manequim e quando nos damos conta, já estamos dentro da loja experimentando.
Por que isso acontece? Porque o neurônio
espelho ao observar uma ação, ele responde
imediatamente, de forma automática, podendo ser consciente ou
inconscientemente.
Pessoas que se deixam levar por esse movimento do
neurônio espelho, podem ter sérios problemas no seu bolso, porque ele age na
maioria das vezes, contra nós e a favor do lojista. Cuidado! Antes de comprar
algo, agora que sabe que pode ser atuação do neurônio-espelho, não deixe de
fazer aquelas perguntinhas básicas: posso comprar? Preciso comprar? Qual a
utilidade que isso terá na minha vida? É o momento de comprar?
Posso lhes garantir que se fizerem esses questionamentos,
dificilmente terão problemas de ordem financeira.
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