Total de visualizações de página

domingo, 2 de setembro de 2012

O NEURÔNIO-ESPELHO INFLUENCIA NA HORA DA COMPRA

      
            Continuando na linha da neurociência, vamos ver, de forma bem abreviada, o que os neurocientistas juntamente com os especialistas de marketing descobriram em relação ao neurônio-espelho. Se ele interfere ou não na hora da compra e  como se dá o processo. Claro que não dá, agora, para responsabilizá-lo pelo endividamento da população, mas também não podemos desconsiderar os estudos dessa nova ciência, que é o neuromarketing.

            Na década de 90, o cientista Giacomo Rizzolati realizou uma pesquisa com macacos que tinham um sensor conectado em seu cérebro.  Um aluno ao retornar para sala, após o almoço, tinha na mão um sorvete e o macaco ficou com um olhar fixo para esse, não fazendo nenhum tipo de movimento e o sensor foi acionado. O sensor registrava que a área pré-motora do cérebro do macaco mostrava-se alterada. A esse fenômeno foi dado o nome de neurônio-espelho.

            Para o neurônio-espelho ser ativado, não precisa ser feito nenhum movimento, basta à pessoa ficar observando determinada situação. Os estudiosos do neuromarketing revelam que esse mesmo processo ocorre em nosso cérebro na hora da compra.

            Quantas são as vezes que saímos sem a mínima intenção de comprar qualquer coisa, mas voltamos cheias de sacolas. Isso ocorre, na maioria das vezes, quando paramos em frente a uma vitrine e ficamos observando a roupa que está no manequim e quando nos damos conta, já estamos dentro da loja experimentando.  Por que isso acontece? Porque o neurônio espelho ao observar uma ação, ele        responde imediatamente, de forma automática, podendo ser consciente ou inconscientemente.

             É fácil de identificar, basta prestarmos atenção. Ao vermos uma pessoa rindo, quando nos damos conta, também estamos rindo, independente de sabermos o motivo ou não. O mesmo acontece com o comprar. Compramos coisas, porque as pessoas de nosso convívio têm ou porque é moda e não podemos ser diferentes.

            Pessoas que se deixam levar por esse movimento do neurônio espelho, podem ter sérios problemas no seu bolso, porque ele age na maioria das vezes, contra nós e a favor do lojista. Cuidado! Antes de comprar algo, agora que sabe que pode ser atuação do neurônio-espelho, não deixe de fazer aquelas perguntinhas básicas: posso comprar? Preciso comprar? Qual a utilidade que isso terá na minha vida? É o momento de comprar?

            Posso lhes garantir que se fizerem esses questionamentos, dificilmente terão problemas de ordem financeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário