Total de visualizações de página

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

USO DE MACONHA NA ADOLESCÊNCIA DIMINUI O QI NA FASE ADULTA

     
            Pesquisa realizada na Universidade de Duke nos EUA aponta que as pessoas de meia idade, que fizeram uso de maconha antes dos 18 anos, apresentam uma redução média de 8 pontos no teste de QI. Isso se dá por perdas irreparáveis nas áreas da atenção, inteligência e memória. O mesmo não acontece com os indivíduos que começaram a fumar após os 18 anos, quando o cérebro já está totalmente desenvolvido.

            As pessoas têm a idéia que a maconha é uma droga inofensiva, no entanto, isso é uma falácia. Estudos mostram que o uso frequente e pesado da droga, causa prejuízos ao cérebro. Cabe salientar que a queda do QI não pode ser associada ao uso de álcool e a outras drogas

            A memória, a linha de raciocínio, a velocidade de processamento das informações ficam prejudicadas. O indivíduo desenvolve a síndrome amotivacional, perdendo o interesse por grande parte das tarefas a serem realizadas, ficando muitas vezes trancado em seu quarto e no seu mundo, ignorando a família, os estudos, amigos e colegas.

            Sabe-se que discutir sobre uso de maconha é algo polêmico. Alguns estudos mostram que fumar maconha faz menos mal do que fumar cigarro e aí a justificativa de alguns usuários.  O que precisa ficar claro é que a maconha como qualquer outra droga, quando usada na adolescência, os prejuízos causados são maiores, visto que nessa fase o cérebro ainda está em desenvolvimento, podendo sofrer alterações que se tornam irreversíveis,  quando existe a presença de substâncias tóxicas.

            Toda droga gera prejuízo na vida do sujeito, agora cabe aos pais, estarem atentos em relação aos seus filhos, participando mais de suas vidas, tendo tempo para eles. Assim, talvez possam evitar uma série de problemas que estamos vendo nos nossos adolescentes.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário