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domingo, 16 de setembro de 2012

O PAPEL DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA VIDA PROFISSIONAL

    
           Por muito tempo, o sucesso de uma pessoa era avaliado pelo raciocínio lógico e habilidades matemáticas e espaciais (QI), mas de um tempo para cá, sabe-se que a inteligência emocional também tem um peso bastante significativo para o sucesso ou insucesso de qualquer pessoa e por isso, passou a ser avaliada no processo seletivo dentro das empresas. Não temos mais como ignorar a sua importância, principalmente quando pensamos na nossa vida profissional, que se dá por meio de relações interpessoais. Sendo assim, pessoas que têm qualidades de relacionamento humano, são compreensivas, solícitas, gentis, afáveis, tolerantes, pacientes, flexíveis, alegres, bem humoradas, tem muito mais chance de obter o sucesso. Até porque, ninguém quer trabalhar junto com pessoas mal-humoradas, agressivas, mal-educadas, etc.

             Mas afinal, o que é inteligência emocional? A inteligência emocional está associada a algumas habilidades que a pessoa tem, como por exemplo, capacidade de motivar a si mesmo, de persistir frente às dificuldades e frustrações, de não agir pela impulsividade, de identificar e canalizar suas emoções para situações que sejam necessárias, de ter a capacidade de motivar pessoas, ajudando-as a demonstrarem seus talentos e também de comprometer-se com objetivos de interesses comuns. Claro, que para isso acontecer, é necessário que a pessoa se conheça emocionalmente, sabendo identificar e nomear os sentimentos que lhe ocorrem. Outro ponto a ser observado é o controle emocional, ou seja, ter habilidade para lidar com os seus próprios sentimentos, procurando adequá-los as situações.

             A auto-motivação também é um ponto importante dentro da inteligência emocional, pois faz com que a pessoa dirija suas emoções para um determinado foco, indo ao encontro do mesmo. Isso também serve para vida pessoal.

            Esses atributos, que acabamos de ver, contribuem para que a pessoa consiga reconhecer e saiba lidar com as emoções das outras pessoas, possibilitando entendê-las melhor. A essa capacidade de entender a forma como outro reage, frente algumas situações de trabalho, o que os motiva, o que os leva a trabalhar de forma cooperativa ou não, dá-se o nome de Inteligência Interpessoal.

            Como assim, começamos falando de inteligência emocional e terminamos falando em inteligência interpessoal? Sim, pois existem vários tipos de inteligência como, por exemplo: a inteligência verbal ou linguística; a inteligência espacial; a inteligência intrapessoal, inteligência competitiva, muito usada nas empresas, entre outras. Todas elas estão interligadas, todas são importantes, mas precisamos ter claro que a inteligência emocional se destaca, pois ela influencia diretamente a nossa vida profissional, pessoal e afetiva.

 

 

 

 

 

 

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