Total de visualizações de página

quinta-feira, 13 de junho de 2013

A CAPACIDADE DE ESTAR SÓ

  A capacidade de estar só é um estado mental que hoje tem se tornado algo difícil para as pessoas atingirem, pois precisam estar sempre conectadas, esquecendo, na maioria das vezes, as boas regras de educação. Essa é a forma que encontram para não ter que olhar para dentro de si, pois temem o que não conhecem.

   Sabe-se que para conseguir chegar nesse estado, à pessoa precisa estar bem consigo mesmo, gostar da sua companhia, para tanto, no início de sua vida deve ter introjetado e assimilado as experiências boas lá vividas. Experiências essas, que a psicanalista Melanie Klein denominava de seio bom. Isso gera a sensação de prazer, de segurança e são elementos básicos elementos básicos para vencer a solidão, convivendo com ela de forma egóica e prazerosa.

 No entanto, nos dias de hoje, nos defrontamos com um funcionamento robatizado da condição humana, que passou ser a ideologia do momento.  Identifica-se uma carência afetiva nas relações que se estabelecem no começo de nossas vidas, devido às questões do tempo e também pela qualidade do afeto. Claro que os pais dão, em termos de afeto, aquilo que receberam, não conseguindo dar, muitas vezes,  o que a criança precisa para introjetar e assimilar como um seio bom, que lhe permita estabelecer relações maduras na vida adulta.

   Não é incomum vermos pessoas se queixarem de solidão mesmo quando está cercada de gente, isso se dá por essa lacuna que existe dentro delas. A forma de tentar amenizar esse sentimento, que faz muitas pessoas sofrerem é tentar se conhecer e buscar elementos que ajudem a compreender melhor a causa da solidão, a fim de elaborar. Saber quem realmente você é pode ajudá-lo a fazer gostar da sua companhia e curtir os momentos em que se encontra só ao invés de sofrer.  


  Enquanto não se animar a fazer esse encontro consigo, pode usar como paliativos para aliviar o sofrimento,  o preenchimento do tempo com atividades que lhe gerem prazer e que não o façam se sentir só. Porém, não esqueça que isso é apenas um paliativo e que em alguns momentos a solidão voltará. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário