Total de visualizações de página

quarta-feira, 5 de junho de 2013

PROPÓSITO ESSENCIAL

 Para que consigamos deslanchar na vida, independente do segmento que for, precisamos ter clareza sobre os nossos propósitos essenciais. Algumas pessoas têm dificuldade de identificá-los e acabam achando que não tem e sofrem com isso, porque percebem que as pessoas a sua volta têm propósitos a serem alcançados e elas não. Na realidade elas têm, mas os desconhecem, porque não conseguem parar e pensar sobre isso.

  Não é difícil de identificá-los, basta responder a pergunta: “por que faço o que faço”. A partir do momento que conseguir responder esse questionamento, terá uma melhor compreensão da sua maneira de funcionar, conseguirá identificar os seus pontos fracos e fortes, vendo o que é necessário mudar para conseguir deslanchar não só na vida profissional, mas pessoal, afetiva e nos relacionamentos interpessoais. A resposta obtida poderá ajudá-la a ter uma melhor percepção de si.

  Existem pessoas que ficam girando em circulo e não conseguem chegar a lugar nenhum ou sair da mesmice em que vivem, porque não sabem qual o caminho a seguir, temem tomar qualquer decisão com medo de errar, não ousam porque pode não dar certo, estão sempre se comparando com os outros, porque é uma das fórmulas que conhece para alimentar o seu sofrimento. Perdem muito tempo da sua vida se queixando, sentindo-se infelizes, achando que a vida não é justa com elas. Será que é a vida que não é justa ou elas que não são justas consigo?

 Saber a serviço de que veio a esse mundo, ter propósitos definidos e ir ao encontro deles é fundamental na vida de qualquer pessoa, caso contrário, corre o grande risco de acreditar que está nesse mundo a passeio e com isso não chega a lugar nenhum, mesmo que se esforce para isso. Se não tivermos um propósito para atingir, que direção tomar?

 As pessoas que desconhecem quais são os seus propósitos essenciais, frente a qualquer dificuldade desanimam, questionando se vale ou não apena seguir adianta. Geralmente optam pelo que julgam mais fácil, ou seja, desistem e justificam essa tomada de decisão alegando que não era para ser. Não percebem, o quanto estão se boicotando para fortalecerem a crença que carregam consigo de não merecedores.
            
 Agora, aqueles que têm claro os propósitos que julgam essenciais, não desanimam. Ao traçarem o caminho para alcançá-los já prevêem as possíveis dificuldades e não ignoram que poderão ocorrer alguns acidentes no percurso. Sendo assim, quando isso acontece, buscam as soluções e seguem em frente, sem ficarem se lamentando, porque sabem que isso os distanciará de seus propósitos. São pessoas que confiam no seu potencial, que acreditam em si, que tem garra, conseguem transformas as dificuldades em desafios e não se deixam abalar por elas. 

  O ideal é que tenhamos claro o que entendemos por um propósito essencial em nossa vida, para que possamos buscá-lo. Agora se não tivermos esse entendimento, fica mais difícil de encontrá-lo e consequentemente de atingi-lo. Portanto, identifique o seu propósito essencial  e vá ao encontro dele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário