Total de visualizações de página

domingo, 9 de junho de 2013

NÃO CONSIGO ME LIVRAR DO SOFRIMENTO

  Existem pessoas que realmente não conseguem se livrar do sofrimento de experiências já vividas ou que estão vivendo, provavelmente, em função de ganhos secundários que têm. Claro que quando falo em ganhos secundários estou falando em algo do inconsciente, porque se fosse consciente seria muito mais fácil de livrar-se.

   Essa dificuldade está atrelada, na maioria das vezes, as suas crenças e como elas também são inconscientes, a coisa complica. Até porque, a maioria das pessoas não tem o hábito de ficar se questionando, tentando entender a sua forma de funcionar. Com isso, acabam acreditando que a vida é assim mesmo, que o sofrimento é o que prevalece, que tentam ser felizes, mas só se dão mal e por aí vão. Não avaliam o que as faz ter esse pensamento, o quanto são responsáveis pelas experiências que não deram certo. Assumem uma culpa, que muitas vezes não é totalmente sua, mas como tem que sofrer, é melhor dar uma aliviada no outro e ficar com tudo para si.

  Pessoas que têm esse tipo de funcionamento sofrem muito, porque além de terem dificuldades para tomar decisões, às vezes, sem se dar conta, supervalorizam o problema ou catastrofizam à situação, tornando-a pior do que é. Penso que o problema de cada pessoa é importante e deve ser valorizado, mas na medida certa. Obviamente que elas não fazem isso porque querem, mas sim, porque é a maneira que conseguem perceber a situação.

  Trabalhar soluções de problemas, assertividade ajuda muito, porque nos permite ver o problema como realmente ele é. Como se faz isso? Bem, costumo dizer para escrever o problema, a fim de visualizá-lo, a partir daí comece a pensar em todas as alternativas possíveis e escreva. Feito isso, dê um tempo, vá dar uma volta, ouvir uma música e depois volte e leia o que escreveu. Não surgiu mais nenhuma alternativa, comece a hierarquizá-las, começando sempre por aquela que mais acredita que vai dar certo. Agora que estão todas hierarquizadas, chegou a hora de colocá-las em prática. A primeira não deu certo, vá para sua segunda opção e assim sucessivamente, até conseguir resolver. Lembro que problema não resolvido dentro de uma semana, já não é mais problema, pois passou a fazer parte da sua vida e aí vá com calma, porque poderão ter muito tempo para conviver.

   Libertar-se de qualquer sofrimento não é uma tarefa fácil, pelo contrário, pode ser muito dolorida e árdua, mas precisamos ter claro que se ficarmos presos ao sofrimento, não conseguiremos ver as oportunidades que a vida está nos dando e quando formos tentar pegá-las, elas já foram.

  Ficar preso às coisas que não temos como solucionar ou não buscar saída para solucioná-las é sofrimento. Não faça isso com você, pois viemos ao mundo não para sofrer, mas para sermos felizes. Portanto, aproprie-se da sua felicidade, curta as coisas boas da vida e pegue as chances que a vida lhe dá, que muitas vezes, estão caindo de maduro na sua frente, mas não consegue pegá-las porque está sofrendo por coisas que podem ser administradas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário