Total de visualizações de página

sábado, 8 de junho de 2013

NEM SEMPRE O ENDIVIDAMENTO É NEGATIVO

  Muito tem se falado sobre o endividamento das famílias brasileiras que vem crescendo, mas ele pode ser percebido como algo positivo dependendo da situação. Se uma família se endivida para comprar a casa própria o endividamento é percebido como positivo já que vão deixar de pagar aluguel e passam a ter mais autonomia. Agora, se o endividamento for para comprar um carro já se trata de algo perigoso porque influência diretamente no orçamento familiar ampliando-o, pois têm que gastar com seguro, gasolina, impostos e sem falar que se trata de um ativo que desvaloriza. A partir do momento que sai da concessionária, ele já desvaloriza 20% e por isso é arriscado quando uma família se endivida para comprar um carro, no entanto, é o mais comum de acontecer.

  Adquirir um carro é o sonho da maioria das pessoas, porque ele dá a sensação de poder, status, liberdade, mas esquecem de que isso pode se transformar num pesadelo. Sabe-se que a bolha automobilística já estouro, que os pátios das indústrias já estão lotados de carros que foram retomados. Isso mostra-nos que a compra desse bem não foi planejada, que provavelmente compraram num momento não apropriado ao orçamento familiar.

   O endividamento familiar passa dos 60%, só que apenas 15% correspondem a um endividamento positivo, ou seja, a compra da casa. Os outros 85% se refere a cheque especial, cartão de crédito, crédito consignado, prestação de lojas. As pessoas ao contraírem esse tipo de dívida não percebem o quanto pagam de juro e que o seu poder de compra diminui. Que estão se endividando de forma negativa, pois aplicam o seu dinheiro na compra de bens não duráveis. As pessoas quando resolvem se endividar elas olham apenas o valor ínfimo da prestação, sem pensar quanto por cento o valor total da compra compromete o seu salário, porque o que importa, naquele momento, é adquirir o bem desejado. As mais prudentes só se endividam no limite que podem pagar.

   O endividamento se dá em função do comportamento das pessoas, da ânsia de adquirir, da dificuldade de lidar com a frustração, das emoções e dos sentimentos que o dinheiro lhe desperta. A solução para se livrar do endividamento financeiro, sem voltar a se endividar, é entender, primeiramente, a simbologia do dinheiro na sua vida, que tipo de emoções e sentimentos ele lhe desperta. A partir dessa compreensão e conscientização é que conseguirá controlar as motivações internas que lhe levam a se endividar de forma negativa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário