Total de visualizações de página

sábado, 22 de junho de 2013

CIÚME PATOLÓGICO

   Muitas relações se perdem em função do ciúme patológico de uma das partes da relação, visto o seu comportamento infernizar a vida do parceiro.

   A linha existente entre a imaginação, a fantasia, a crença e a certeza é muito tênue, por isso torna-se imprecisa. O imaginário, as fantasias fazem com que a pessoa fique cheia de dúvidas e essas acabam sendo supervalorizadas, quando não delirantes, fazendo com que a pessoa seja estimulada a realizar verificações. Algumas pessoas, quando o parceiro chega a casa, vão cheirar as roupas, examiná-las, olhar o celular, carteira, sem falar que conferem para ver se ele (a) estava no lugar que disse que iria estar para ter a certeza que não está sendo enganada. Mesmo assim, sempre paira a dúvida.

   Dessa forma, não só tortura a vida do companheiro, como a sua própria vida. Nesses casos, a desconfiança é o pilar que sustenta a relação, só que em função da sua fragilidade, poderá haver um rompimento que se dá devido às discussões e agressões que são frequentes, contribuindo para o desgaste da relação.

  No ciúme patológico, a pessoa não suporta a ideia de que a outra pessoa se relacionar com os demais, devido lhe ser acionando o sentimento de rejeição. Sentimentos de menos valia, autoestima rebaixada, depressão, ansiedade, contribui para que a pessoa se perceba como um objeto ruim, fazendo com que desenvolva a crença de que não é merecedora do outro, até porque a vê de forma idealizada. Outro ponto que contribui para o ciúme patológico é a dependência emocional, pois a hipótese de que um dia a relação termine, gera-lhe um sofrimento intenso, podendo provocar-lhe um pensamento obsessivo, que irá sufocar o parceiro.

 Quando falamos em ciúme patológico, podemos pensar num conjunto de sentimentos perturbadores, desproporcionais e absurdos, que acabam fazendo com a pessoa acometida dessa patologia, venha a ter comportamentos inaceitáveis. A necessidade de ter um controle total sobre a vida e os sentimentos do outro, se dá pelo sentimento de que alguma instabilidade possa se instalar na relação ou frente a uma ameaça percebida real ou imaginária, fazendo com que reaja para não perder o objeto amado.

    O ciúme patológico pode ser o responsável, muitas vezes, pelo final trágico de uma relação. O ideal é que a pessoa ao perceber algum indício de que possa sofrer dessa patologia, busque ajuda com um profissional da saúde, para ter uma melhor qualidade no seu relacionamento afetivo.
           


Nenhum comentário:

Postar um comentário