Total de visualizações de página

terça-feira, 11 de junho de 2013

APRENDA A SE ESCUTAR

  Não são poucas as vezes que falamos, falamos e não nos damos conta do que estamos dizendo. Não filtramos o nosso pensamento, saímos falando tudo o que nos vem à cabeça, sem avaliar se é o momento oportuno de falar e se a forma como estamos falando é a mais adequada.

  Sabemos que precisamos verbalizar aquilo que nos incomoda, que nos gera sofrimento, que nos magoa, a fim de evitarmos que esses sentimentos venham se apresentar em forma de sintomas em nosso corpo. Porém, isso não significa que não tenhamos que fazer uma filtragem naquilo que estamos pensando, porque nem sempre o nosso pensamento estará correto. Precisamos lembrar que ele se constrói a partir da forma como percebemos a situação e isso se dá por meio de nossas vivências, experiências e percepções Portanto, antes de verbalizarmos o que estamos pensando é necessário questionarmos se realmente aquilo que estamos pensando e sentindo é o que aconteceu.

   Para tanto, faz-se necessário que pensemos sobre o ocorrido, por vezes não nos damos conta dos nossos atos, das palavras que proferimos e acabamos nos locando na condição de vítima, quando na realidade, fomos o agressor. A dificuldade que a pessoa tem de se escutar é que oportuniza a criação de situações desconfortáveis, porque não se dá conta do que falou e muito menos do que estava pensando naquele momento, devido à ânsia de falar.

    Percebe-se que pensar o pensamento não é o hábito da maioria das pessoas, porque para isso, faz-se necessário parar e se ensimesmar, ou seja, se desligar das coisas externas que preenchem sua vida e olhar para dentro de si, a fim de se entender. Esse não é um exercício fácil de fazer, até porque pode se dolorido, mas diria que é necessário, se tivermos o desejo de nos conhecermos e entendermos a maneira como funcionamos. A partir desse entendimento é que conseguiremos fazer algumas mudanças na nossa maneira de viver e até mesmo, de encarar a vida.

    No momento que desenvolvemos o hábito de pensar o pensamento, de questioná-lo, conseguiremos viver de forma mais leve, porque aí desenvolveremos o hábito de escutar o que dizemos. Precisamos ter claro que para saberemos o que pensamos, precisamos saber o que dizemos caso contrário a confusão e os conflitos podem se formar.

   Sendo assim, fale com calma, pense sobre o que está falando, avalie se é o momento, se não for, espero o momento oportuno, pois ele chegará, mesmo que demore. Só não vale ficar nutrindo sentimentos de raiva, ódio, rancor, mágoa contra a pessoa, pois ele só fará mal para você, porque o outro não sabe o que se passa na sua cabeça. Esses sentimentos são seus e ninguém tomará conhecimento, a não ser que o exponha.
           
           


Nenhum comentário:

Postar um comentário