Total de visualizações de página

terça-feira, 11 de junho de 2013

INCERTEZA

  Quem de nós já não viveu ou não vive momentos de incerteza? Penso que todos nós, porque ela se faz presente em todos os tempos da vida: passado, presente e futuro. Portanto, o que temos a fazer é aprender a lidar com ela.

  A incerteza de fazermos algo ou não, de saímos com alguém, de compramos isso ou aquilo e até se estamos tomando a atitude certa. Ela é que faz com que fiquemos ansiosos, com medos e inseguros, levando-nos a custar tomar uma decisão, porque nos gera o medo de errar. Errar para muitos é um problema, porque acredita que precisam fazer tudo certo, caso contrário o que irão pensar a seu respeito. Será que pensam? Esse é um questionamento que faço muito as pessoas, porque sofrem, por isso, às vezes, desnecessariamente. Quem nos garante que alguém está pensando algo a nosso respeito? Será que não é o nosso desejo de ser lembrado não faz com achemos que o outro vai pensar algo sobre nós?

  Tudo na nossa vida pode ser, mas tudo pode não ser e por isso a incerteza, porque não temos como controlar o que as pessoas pensam a nosso respeito ou falam, apesar de muitas vezes querermos ter esse controle.

  A incerteza pode ser paralisante, porque inibe a pessoa de tomar uma atitude, fazendo com que fique horas pensando sobre algo, na tentativa de encontrar a melhor solução. Porém, nada lhe dará essa garantia. Outros justificam o não fazer, por causa da incerteza, da dúvida, buscam a opinião de terceiros para ter a certeza que está tomando a decisão correta. Na realidade, estão buscando se isentar da responsabilidade, porque se der errado foi o outro que decidiu.

    Poderia ficar escrevendo várias outras coisas sobre a incerteza, porque é um assunto vasto, entretanto, penso que a ideia principal é convidar as pessoas pensarem sobre como lidam com as incertezas e o quanto elas prejudicam sua vida ou não. Criar alternativas para driblá-la, não deixando que a dúvida, a insegurança, o medo a congele e não lhe  deixe viver a vida de forma plena, em nome da incerteza.       


Nenhum comentário:

Postar um comentário