Total de visualizações de página

quinta-feira, 13 de junho de 2013

É POSSÍVEL CRIAR A FELICIDADE?

   Esse tema é muito polêmico, mas a felicidade pode ser percebida como a sensação de bem estar, de estar de bem consigo mesmo.

    O psicólogo americano Daniel Gilbert define felicidade como a capacidade de imaginar um futuro satisfatório de porvir. Porém, temos o hábito de quando pensamos no passado, privilegiamos as coisas ruins que aconteceram e ao pensarmos no futuro, geralmente pensamos sobre o que poderá dar errado. Supervalorizamos esses pensamentos, que são conhecidos como disfuncionais.

  A felicidade caminha no sentido oposto, pois é a capacidade que temos de controlar a nossa vida, nossos pensamentos, tendo a clareza de que ela é o resultado dos nossos atos. Portanto, não cabe a nós, projetar para o mundo e para os outros as coisas que não deram certo.

  A partir do momento que conseguimos controlar nossa vida, sem pedir a interferência de terceiros para definirmos o que devemos fazer, conseguiremos obter satisfação e prazer em nossas decisões e consequentemente nos sentirmos felizes.

   O que não podemos fazer é ficar sentados de braços cruzados esperando que a felicidade chegue. Temos que buscá-la, nos esforçarmos, nos dedicarmos a ela e destruir aquela ideia que você precisa do outro para ser feliz. Você precisa do outro para dividir bons momentos, para passear, para se divertir, para ter momentos de prazer que complementarão sua felicidade.

    Ao dizermos que a nossa felicidade se dá quando encontramos a nossa cara metade é a maior injustiça que cometemos, porque estamos lhe dando uma responsabilidade que não é sua, mas sim nossa. Cada pessoa é responsável pela sua felicidade, por controlar os seus pensamentos, por não supervalorizar os problemas e as coisas ruins da sua história, por se permitir ir ao encontro do que almeja, por acreditar que pode mudar a sua maneira de funcionar a qualquer momento, basta querer, por questionar os pensamentos disfuncionais.  Por olhar a vida com mais entusiasmo, vivê-la com mais gana e não como se estivesse esperando a morte chegar.

   Ir à busca da felicidade não é uma tarefa fácil, mas se tivermos consciência de que para encontrá-la precisamos apenas de três coisas: prazer, engajamento e significado e juntarmos esses três elementos, a felicidade será consequência. Agora se você quer ser feliz e não sabe o que fazer para isso, é melhor parar e repensar sua vida e se for o caso, busque ajuda, mas não deixe de ser feliz.

                                                                                                                                                                                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário